Com 63,7 bilhões de transações previstas para 2024, o Pix já é responsável por 84% das compras online e substitui cartões e boletos como principal meio de pagamento

O Pix, meio de pagamento instantâneo do Banco Central, completou quatro anos neste sábado (16) com números impressionantes de aceitação pela população brasileira. Dados do Banco Central mostram que 90% da população adulta do Brasil já utiliza o Pix, e o ano deve fechar com um aumento de 52,4% no volume de transações em relação a 2023, alcançando 63,7 bilhões de operações.

Popularidade e Inclusão Financeira
De acordo com a pesquisa TIC Domicílios, divulgada em outubro deste ano, o Pix foi utilizado em 84% das compras online nos últimos 12 meses, consolidando-se como a principal forma de pagamento digital. O estudo também revelou que o Pix tem sido adotado com maior intensidade pelas classes C e D, que tradicionalmente têm menos acesso a cartões de crédito. Nessas classes, o Pix tem substituído boletos bancários como forma de pagamento preferencial, facilitando o consumo e promovendo inclusão financeira.

“A funcionalidade do Pix direto no aplicativo do Jeitto oferece mais praticidade aos usuários, permitindo compras em sites, lojas físicas e outros apps sem precisar trocar de tela”, explica Fabiano Camperlingo, CGO do Jeitto, um aplicativo de crédito e consumo. “A concessão de crédito é uma ferramenta poderosa para ajudar as pessoas, especialmente das classes C e D, a serem motores do seu próprio crescimento.”

Inovação e Futuro do Pix
Durante um evento realizado pelo Banco Central no final de semana, foram anunciadas novidades para o futuro do Pix. Entre os destaques estão o Pix automático, que será lançado em julho de 2025, e o Pix por aproximação. Essas inovações prometem tornar o Pix ainda mais prático e acessível para os brasileiros.

“Estamos comprometidos em criar ferramentas que atendam às necessidades dos brasileiros, seja adicionando novos recursos do Pix ou criando parcerias para oferecer descontos e facilitar a experiência do usuário”, acrescenta Camperlingo.

Com essas iniciativas, o Pix deve continuar liderando como o principal meio de pagamento no Brasil, promovendo inclusão financeira e revolucionando a forma como os brasileiros lidam com o dinheiro.

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