O prazo final para entrega da declaração do IR, inclusive de falecidos em 2021, encerra em 31/05/2022, é preciso ter atenção ao preencher os dados para não cair em malha fina. Porém, é possível consultar se está tudo ok antes do prazo acabar.
Prometo ser a última matéria sobre esse tema este ano, mas vale a explicação. Quando falamos de não deixar para a última hora e você não entende o porquê do seu contador pedir os documentos com antecedência, não é pelo fato dele querer fazer antes para ficar de folga logo, nem para ele ter tempo de sair em busca de novos clientes.
Pelo contrário, entregar antes, traz mais benefícios ao contribuinte do que ao contador. Vou listar os Top 10 aqui:
#1 Você prefere ser atendido, com pressa ou sem pressa? Com atenção plena ou dividida?
Esse é o primeiro ponto. Quem chega cedo, recebe o melhor atendimento, calmo, personalizado e com sorriso largo!
#2 Você prefere receber a restituição o quanto antes?
Idosos e professores tem preferência, mas entregando logo no começo sem retificar, normalmente tem o seu valor liberado no terceiro lote (são 5 no total, um por mês a partir de Maio), adiantar 2 meses as vezes faz a diferença.
#3 Você prefere pagar mais ou menos pelo serviço (sei que preferimos não pagar nada)?
Essa é bem bacana, alguns escritórios dão desconto nos serviços para quem entrega os documentos com antecedência, sabe o porquê? Porque com prazo é possível verificar a malha fina e se antecipar a possíveis erros de digitação. Sim, o contador não é uma máquina, ele também erra!
#4 Já aconteceu de você esquecer aquela renda que foi pequenininha, do emprego que você saiu no início do ano, do trabalho feito no Enem, do auxílio recebido que foi gasto antes mesmo de chegar na conta?
Se você esquecer de alguma detalhe e a Receita já tiver essa informação (sim, ela tem muuuiiitttaa informação) e o prazo de entrega ainda não tiver passado, você pode mudar a opção. Já imaginou se um esquecimento fizer mudar totalmente o resultado da sua declaração e não dar mais tempo de mudar a opção feita? Em 19 anos de profissão já vi muitos casos.
#5 Quem nunca lançou uma despesa médica duvidosa? Ou precisou correr atrás de alguns prestadores que as vezes, só as vezes, informam dados errados e percebendo a malha e fazendo contato é possível resolver a sua situação a tempo de mudar a opção escolhida no momento da entrega. Ter certeza de que não caiu na primeira malha digital não trás mais segurança?
Ah Carol mas, eu nem sabia que precisava declarar, fiquei doente no último dia, esqueci de entregar, meu computador apagou tudo, o sistema não estava funcionando….
Desculpe gente, não tenho dó não, nem eu, nem a Receita. Tivemos 3 meses, sim 3 MESES, 90 DIAS para nos preocupar com isso e, procrastinamos, negligenciamos. Se perder o prazo por qualquer motivo já era, multa mínima de R$ 165,75 ou máxima de 20% do imposto devido.
Mas, o que pode acontecer se eu não declarar?
Primeiro a certidão da Receita não sai, se você for vender ou comprar um imóvel já é barrado na porta, e demais operações como empréstimos, e comerciais, precisará regularizar sua situação.
Em uma instância mais a frente, CPF fica pendente de regularização e bloqueiam suas movimentações bancárias.
Agora cá entre nós, acham que a Receita prorrogou o prazo por ser boazinha?
Em 2 de maio, 18 milhões de contribuintes tinham entregue as suas declarações, sabem quantos faltam ainda? 16 milhões, sim, e eu estou no meio deles, afinal, contador também procrastina.
Imagina não prorrogar e ter o trabalho de notificar todo esse povo? De perder de arrecadar, de ter que esperar para receber? Sim, uma vez que a pessoa deixa uma declaração passar ela liga o famoso botãozinho, que eu não vou citar o nome, e só se regulariza quando a corda chega no pescoço.
Cada vez menos os sistemas estão dando conta da quantidade de acessos, por exemplo hoje, o Ecac não está entrando desde as 9 da manhã, e é por ele que sabemos se está tudo ok com a declaração, imagina como ele estará na última semana?
E você já entregou a sua e conferiu lá no E-cac se está tudo ok?
Técnica em ADM e Ciências Contábeis. Intraempreendedora há 18 anos, atuando no segmento contábil/empresarial. Atualmente Gestora Administrativa na Régulus Contábil Empresarial e apresentadora do programa Empreenda Mairipa na Rádio Movimento.
Mãe do Heitor e esposa do Jeferson, determinada em ter conforto na velhice!
Quer me conhecer melhor? Vem que no caminho eu te explico!