Crescimento da demanda aponta para um ano histórico no setor

O mercado brasileiro de seguros de automóveis registrou um aumento de 27,13% na demanda em fevereiro de 2025, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Em relação a janeiro deste ano, o crescimento foi de 4,28%. Os dados são do Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS), que acompanha mensalmente o volume de consultas na plataforma da Neurotech, empresa especializada em inteligência artificial para seguros e crédito.

De acordo com Daniel Gusson, head comercial de Seguros da Neurotech, esse foi o melhor desempenho desde abril de 2024, quando houve um pico de 33%. O crescimento acompanha o aumento das vendas de veículos. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as vendas de automóveis e comerciais leves cresceram 12% em fevereiro de 2025, em relação ao mesmo período do ano anterior. No acumulado do primeiro bimestre, foram registrados 333.691 emplacamentos, alta de quase 9%.

Crescimento por região

Todas as regiões do Brasil apresentaram crescimento significativo na busca por seguros. O Sul teve o maior avanço, com alta de 28,38% em comparação com fevereiro de 2024. Na sequência, aparecem as regiões Norte (+26,43%), Sudeste (+25,43%), Nordeste (+22,90%) e Centro-Oeste (+18,40%).

Tendências por faixa etária

O levantamento também analisou o perfil etário dos segurados. A procura por seguros entre condutores de 18 a 25 anos, historicamente o grupo com menor adesão, cresceu 14,85% em relação a fevereiro de 2024. Entre motoristas com 60 anos ou mais, o aumento foi ainda maior, chegando a 25,76%. O crescimento pode indicar uma maior conscientização sobre a importância do seguro entre diferentes perfis de condutores.

Sobre o INDS

O Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS) analisa o comportamento do consumidor e a busca por seguros automotivos com base nas principais seguradoras do país. Nem todas as consultas registradas se convertem em apólices, pois a contratação depende de fatores como o perfil do solicitante, a política de risco da seguradora e a identificação de possíveis fraudes.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *