Da Redação. Por Júlia Bertucci e Bárbara Lima. Fotos: divulgação

Primeira edição da feira literária da UniFaccamp terá programação diversificada de atrações, além de contar com a presença de escritores renomados e estreantes em palestras e rodas de conversa nos dias 21 e 22/06

O Centro Universitário Campo Limpo Paulista (Unifaccamp), vai promover sua primeira feira literária – a LiteraVerso – nos dias 21 e 22 de junho. O objetivo é reunir universidade e comunidade de forma descontraída e educativa para fomentar o hábito da leitura. Para tanto, o evento contará com uma programação especial que valoriza e enaltece a região. 

A primeira LiteraVerso está sendo organizada pelos alunos do curso de Comunicação Social (Jornalismo, Rádio, TV e Internet e Publicidade e Propaganda), e atende a uma demanda do Ministério da Educação (MEC) que visa à parceria entre a instituição de ensino universitário e a comunidade. O projeto propõe que o público do evento conheça e compartilhe de atividades que estimulam o hábito de ler, como as discussões sobre os temas dos livros com os autores durantes rodas de conversa que acontecerão na feira. Ela é ainda uma oportunidade para que escritores e artistas da região exponham suas obras e alcancem um público mais amplo.

Matheus Souza, aluno

O aluno de Publicidade e Propaganda Matheus Souza explica que a LiteraVerso nasce com a ideia de construir conexões dos escritores locais com potenciais leitores. “A ideia do nome “LiteraVerso” surgiu de um encontro com a professora Anna Grego em uma aula da EDP, quando discutimos sobre um mapa mental que eu havia criado para o conceito do projeto. Minha proposta era fazer a relação da leitura com diferentes mundos, como numa intersecção dos universos mesmo – numa metáfora à conexão que a literatura proporciona entre escritores e leitores. A partir daí nasceu o nome LiteraVerso”. E completou: “Essa está sendo uma experiência inédita e honrosa para mim, quer dizer, saber que o projeto tomou esta proporção e que fui eu que o batizei, é muito gratificante”.

De fato, a iniciativa que está na sua primeira edição já tem alçado grandes voos e chegou ao conhecimento de uma das estrelas mais brilhantes do universo literário – no Brasil e fora dele. Ninguém menos que Maurício de Souza aprovou o projeto e fez questão de enviar um vídeo desejando sucesso aos responsáveis pela realização da feira. O vídeo está disponível no perfil do evento no instagram e pode ser acessado por esse link.

Maurício de Souza envia mensagem em vídeo para LiteraVerso

A reitora da Unifaccamp, Patrícia Gentil Simionato, contou para o JVN que suas expectativas para a feira são altas. “É um trabalho muito importante o que os alunos de Comunicação estão realizando, que além de valorizar a literatura, envolve a comunidade e incentiva seu contato com os livros. Ler é um ato cultural que nem sempre é valorizado como deveria, e por isso estou muito orgulhosa do trabalho deles”, disse a reitora. “Com certeza eu e a minha família estaremos presentes na feira, e eu convido a todos para que façam o mesmo”, conclui.

A feira contará com uma programação recheada de palestras, rodas de conversa, oficinas, sebo literário, venda e doação de livros, lançamentos literários e sorteios de brindes, além da presença de diversos escritores da região. Em parceria com outros cursos do Centro Universitário, acontecerão duas atividades artísticas: alunos de Educação Física apresentarão uma poesia por meio de dança contemporânea, e o curso de Letras, por sua vez, preparou uma sala imersiva com o tema Alice no País da Maravilhas. A intenção dessas interações é reforçar o incentivo à leitura por meio de atividades lúdicas e interativas.

Pluralidade de autores

Já está confirmada na LiteraVerso a presença de 28 escritores e escritoras da região, alguns já com várias obras publicadas, como Rafael Zimichut, autor de mais de 70 livros, incluindo as aclamadas ‘Série Escuridão’ e ‘Série Sheldon’. Outra presença confirmada é do autor Júlio César, que começou a escrever em 2017, quando lançou seu primeiro livro – Antologia Evoé, da editora INDE. Desde então não mais parou mais e já conta com mais de 30 obras publicadas.

A feira também irá revelar talentos, prestigiando novos escritores que estão estreando no cenário autoral, como Augusto Luiz Melare – autor que lançou de forma independente o livro “O Acorrentado”. A obra na verdade foi o terceiro livro escrito por ele, mas o primeiro a ser publicado, e que também acabou se tornando seu trabalho mais visceral até aqui.

Entre os veteranos, a feira contará com a presenta do escritor Tiago Pinheiro, atualmente best seller com o livro “O cemitério das orquídeas”, lançado em 2020. Trata-se de um romance investigativo e cheio de reviravoltas que foi exposto na Bienal do Livro de 2022.

Giulia Sobenes, escritora

Uma das escritoras convidadas, Giulia Sobenes, que também é publicitária, ilustradora e designer, se diz fascinada por arte e novas experiências no âmbito artístico. “Acredito que essa participação na LiteraVerso será ótima para conhecer e interagir com profissionais da escrita e da ilustração. Eu mesma espero trocar muitas experiências, compartilhar conhecimentos e fazer conexões significativas que promovam o meu trabalho. Será uma oportunidade incrível de imergir na comunidade literária, compartilhar experiências, aprender com outros profissionais e me envolver em um ambiente enriquecedor”, comentou Sobenes.

A organização do evento destaca sua relevância também para a cultura e economia criativa da cidade de Campo Limpo Paulista e região, tendo em vista que muitos dos escritores presentes são do município e terão, na programação da feira, um espaço seleto para expor e comercializar seus trabalhos, interagir com o público e contribuir para o crescimento do mercado literário – que gera oportunidades e muitos empregos diretos e indiretos.

Todo o esforço de comunicação da instituição na divulgação da feira também acaba por gerar às empresas apoiadoras do projeto uma oportunidade diferenciada de se destacarem como marcas que apoiam as causas da cultura, da educação, das artes, do empreendedorismo e da responsabilidade social.

Anna Gregório

Nesse sentido, a professora e coordenadora do projeto, Anna Gregório, afirma que “O incentivo à leitura ultrapassa as barreiras da cultura, pois é também uma questão social e de educação. Por isso, as empresas parceiras que demonstram preocupação, respeito e apoio a essas causas, estão fortalecendo e agregando valor às suas imagens, reafirmando que não se preocupam apenas com o lucro, mas também com valores mais abrangentes e perenes”. E completa: “Além disso, a cultura na região cresce e enriquece toda a cadeia, pois a população começa a conhecer e reconhecer autores e livros da sua própria localidade, criando identidade e empatia. Isto não só incentiva mais pessoas à lerem como também pode inspirá-las a também investirem em seus próprios talentos, surgindo, porque não, novos escritores”.

PROGRAMAÇÃO:

DIA 21

18h30 – Abertura oficial com a Jornalista Daniele Barbosa

18h50 – Lançamento do livro “Uma sombra além da escuridão”, de Rafael Zimichut

19h00 – 1° Conversa com Autores – presença de 5 autores e sorteio de livros

20h00 – Apresentação musical com Matheus Marques

20h10 – 2° Conversa com Autores – 6 autores e sorteio de livros

21h45 – Batalha de Rima Literária

21h55 – Sorteio de brindes

22h00 – Encerramento com a jornalista Daniele Barbosa

DIA 22

18h30 – Abertura oficial com a jornalista Daniele Barbosa

18H50 Lançamento do livro “O que as crianças ouvem” de Augusto Melare

19h00 – Conversa com 5 autores e sorteio de livros

20h00 – Apresentação Musical com Matheus Marques

20h20 –   Momento Sarau

 ●     Poesia com dança contemporânea – Performance do curso de Ed. Física da Unifaccamp

●     Apresentação com escritores: Cléia Silva, Gabizine, Julio Cesar Mauro, Mara Lígia Biancardi, Tiago Pinheiro, Josiane Steck, Marcos Zamana e Simone Nasar

21h30 – Sorteio de livros e brindes

21h40 – Concurso Cosplay Literário

22h00 – Encerramento com Daniele Barbosa

ATIVIDADES PARALELAS:

–       Venda de livros (ficção, romance, fantasia, não-ficção, autoajuda, infantis, HQ’s, fanzines, policial, entre outros)

–       Correio elegante literário

–       Noite de autógrafos

–       Sala imersiva “Alice no País da Maravilhas” – Equipe de Letras Unifaccamp

–       Sebo literário

SERVIÇO:

LiteraVerso – primeira feira literária universitária da UniFaccamp

Quando: 21 e 22 de junho de 2023 – a partir das 18h30

Local: Anfiteatro da Unifaccamp – Endereço: R. Nicarágua, 6 – Jardim América, Campo Limpo Paulista – SP – Cep:13231-210.

Entrada franca

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *