Bora acalmar o coração e retomar as nossas prosas por aqui, sem ofensas, preferências e muito menos fanatismo.
De cara, vamos para a pergunta de 1 milhão de dólares: qual foi a grande vitória do seu negócio que não precisou do seu esforço, planejamento, pessoas e habilidade de execução?
“Ahhh Carol, mas você não pode dizer que as eleições não afetam os pequenos negócios”, e eu volto na pergunta, façam esta reflexão e respondam a si mesmo.
A jornada do empreendedor está em um nível muito acima dessa discussão.
Lembram dos artigos anteriores, onde falávamos sobre algumas dicas? Releiam, se blindem e façam a diferença no seu negócio.
Hoje para escrever aqui, fui reler uma matéria de 2018 do Jornal Contábil, que dizia:
“Vivemos em um país onde os resultados do futebol impactam diretamente na decisão da população por um ou outro candidato. Da mesma forma, em véspera de eleições, a economia tende a ser afetada pelo clima de instabilidade econômica, jurídica e política gerado, principalmente, em uma situação em que os planos de governo apresentados pelos candidatos se mostram simetricamente opostos. É por esse motivo que, não raro, vemos as ações na bolsa de valores despencarem ou dispararem de acordo com o índice de aprovação de determinados candidatos.”
Pegaram aí? 2018, 2022, haverá o 2026… precisamos virar esse disco (para os da minha época) ou furar a bolha (para os mais jovens).
É óbvio que o ano da eleição é um ano crítico, mas o óbvio também precisa ser dito e não é a toa que em todos os anos de eleição vemos:
* Movimentações nos quadros de empregados;
* Dólar e Ibovespa flutuando;
* Contenção nos investimentos;
* Mais oportunidades de fornecer para o poder público em algumas áreas (principalmente as que ganham votos…);
* O consumidor mais controlado segurando as suas economias.
Tudo isso, pois para cada personagem que entrar o cenário também muda, sendo assim, a estratégia e o planejamento sempre serão os melhores aliados das empresas.
Se na sua vida, você pudesse dar um pulinho no futuro antes de tomar uma importante decisão e escolher o melhor caminho, você não faria o mesmo?
Empreender também é saber medir os riscos, o seu contador precisa estudar contigo as possibilidades, mas os riscos… Ah os riscos… Esses só você poderá escolher.
E sabe o que mais? Há muita especulação, dedução, interesses e detalhes que desconhecemos e que não temos o controle, mas isso não é nada diferente do que o empreendedor já vive diariamente.
Agora deixa eu contar uma novidade aqui pessoal! Inclusive Jornal Visão de Negócios, pode alterar meu cargo aí, me reapresento: Gestora de Operações da Régulus Contábil Empresarial e agradeço a quem me acompanhou até aqui. Vocês foram sensacionais!!!
Quer ter a segurança de um planejamento assertivo para o seu negócio? Vem, que no caminho eu te explico!
Quer ler sobre mais temas? Deixe suas dúvidas e sugestões aqui nos comentários.
Técnica em ADM e Ciências Contábeis. Intraempreendedora há 18 anos, atuando no segmento contábil/empresarial. Atualmente Gestora Administrativa na Régulus Contábil Empresarial e apresentadora do programa Empreenda Mairipa na Rádio Movimento.
Mãe do Heitor e esposa do Jeferson, determinada em ter conforto na velhice!
Quer me conhecer melhor? Vem que no caminho eu te explico!