Seja bem-vindo à minha coluna no Jornal Visão de Negócios! Fico muito feliz em poder abrir esse espaço para conversar com você sobre um assunto que me move há décadas: a conexão entre o esporte e o desenvolvimento econômico.

Meu nome é Thiago Grassi, sou um empreendedor e muito entusiasta do esporte como ferramenta de transformação – econômica, social e humana. Não sou ex-atleta, apesar que participei de todos os campeonatos da escola e da faculdade, fosse interclasses ou entre colégios. E, resgatando essa memória, posso até dizer que posso ter sido um atleta, de um modo informal claro, porém em algumas situações de jogos na rua era tanta gente ‘de próximo’ para jogar que eu me sentia dentro de um estádio. Então sim, na minha cabeça, um atleta.

O esporte entrou na minha vida desde muito cedo. Com dois para três anos de idade, ganhei a minha primeira camisa de time e, nesse momento, percebi que o amor por algo poderia ir muito além de uma camisa com um brasão. A partir dali, entrei de cabeça em todos os esportes que apareciam — me envolvia com tudo que podia jogar.

Alguns anos depois ganhei uma espécie de cartilha que simulava um jornal, o qual tinha uma estrutura sem nada escrito e tínhamos que preencher com notícias. Depois de ter preenchido somente com notícias recorrentes e de esporte, pegava uma caixa de papelão e apresentava o meu próprio jornal com essa cartilha na mão. Engraçado escrever isso agora e ter essa lembrança de tanto tempo atrás, vindo de uma forma tão inesperada.

A partir de hoje, quero te convidar a olhar para o esporte com outros olhos. Não apenas como vemos na TV ou ao vivo – com jogadores correndo atrás de uma bola ou disputando uma partida. Mas como um universo de negócios, oportunidades e transformação. Pensando que não é só um retorno de saúde e entretenimento, mas como negócio, como oportunidade e como vetor de impacto direto para as cidades da região. Onde o talento esportivo, a estrutura e o turismo já se encontram, muitas vezes sem que a gente perceba o tamanho disso tudo.

Nessa coluna, vamos falar alguns temas como:

  • O impacto de centro de treinamentos e clubes na economia local 
  • Oportunidade de negócios que surgem com o crescimento do esporte
  • Projetos sociais, escolinhas e seus efeitos sobre o futuro da cidade
  • Como empresas podem se conectar ao universo esportivo para crescer
  • Casos reais, dados, entrevistas e ideias para quem quer empreender com esporte
  • E mais do que só abordar esses assuntos, abro esse espaço para uma troca.

Quero ouvir a sua visão, sua sugestão de pauta e dúvida.

Nos vemos na próxima rodada dessa conversa e, até lá, te convido a observar como o esporte está impactando a sua cidade sem que você perceba.

Compartilhar:

1 comentário

  1. Sensacional! Acredito que esporte tem tudo a ver com empreendedorismo… se esforçar para ser o melhor, atuar com alta performance, eliminando gargalos, estudando o adversário, fazendo tudo de forma ética! Acredito que um bom desportista tem tudo para ser um bom empreendedor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *