Acharam que eu iria desistir de tudo e ir acompanhar o BBB, né…
Eu aprendi muitas estratégias e uma delas ajudou a gerir o meu tempo, aí eu separo um tiquinho para a cultura inútil.
Como prometido, aqui está o novo artigo. E para começar vamos entender o significado de conceito importante ao pé da letra: responsabilidade.
Responsabilidade é um substantivo feminino (desculpem meninos), com origem no latim, que demonstra a qualidade do que é responsável, ou obrigação de responder por atos próprios ou alheios, ou por uma coisa confiada.
Trazendo para o mundo do empreendedorismo:
‘Dever de arcar com as consequências do próprio comportamento e de outras pessoas’… Quer definição melhor? Em uma empresa você se torna responsável por muita coisa…
Mas não é pra desistir não! Costumamos dizer que o contador é aquele que joga a última pá de cal nos sonhos das pessoas ao empreender… Mas, às vezes, precisamos de um pouquinho de realidade.
Legal Carol. Falou, falou e não disse nada… Calma, vamos chegar lá.
Começamos pela burocracia: é responsabilidade do empreendedor providenciar a legalização do seu negócio – seja como autônomo ou como empresa. E, para isso, conte com um contador habilitado.
Também é de sua responsabilidade planejar e gerir. Mas você não está sozinho nessa: o Sebrae oferece consultorias e capacitações gratuitas especializadas em cada segmento, vai perder???
Levantou os custos, verificou os detalhes, montou o plano de negócio. Agora parece que ficou sério, héim…
Contratou um empregado? Ganhou mais duas responsabilidades: as trabalhistas e as civis. É, a lei prevê expressamente a possibilidade de responsabilização objetiva do empregador por atos de seus empregados e prepostos, quando praticados no exercício de suas atividades ou em razão dele.
Tudo isso não impede que as pessoas deixem seus sonhos de lado e muito menos que percam a coragem de assumir os riscos.
Empreender é para poucos, mas não é por isso que você vai se achar o intocável e sair por aí se arriscando à toa.
Nós, contadores, podemos te ajudar a empreender com responsabilidade e contribuir com dicas importantes para que o seu negócio seja inaugurado com responsabilidade.
“Autoconfiança é muito importante para alcançar o sucesso. E para se tornar confiante, é importante estar preparado.” — Arthur Ashe.
Para a próxima quinzena, o que teremos? Vou pensar com carinho por aqui e, se quiser sugerir algo, pode me procurar.
Técnica em ADM e Ciências Contábeis. Intraempreendedora há 18 anos, atuando no segmento contábil/empresarial. Atualmente Gestora Administrativa na Régulus Contábil Empresarial e apresentadora do programa Empreenda Mairipa na Rádio Movimento.
Mãe do Heitor e esposa do Jeferson, determinada em ter conforto na velhice!
Quer me conhecer melhor? Vem que no caminho eu te explico!