Da Redação. Reportagem: Priscila Seabra.

Com liberação da primeira parcela do 13º, saque extra do FGTS e coincidência com 5ª dia útil, aumentam a expectativa de vendas em Atibaia e região para esse fim de semana. 

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o setor comercial – momento de expectativas positivas para as vendas. Após dois anos com a economia enfraquecida pela pandemia, a Atibaia, por exemplo, conta com a campanha “No Dia das Mães, Valorize Atibaia, Valorize o Comércio Local”. Trata-se de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e  o Sebrae, com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Atibaia (ACIA), com o objetivo de potencializar as vendas no município em 2022.

“Esta iniciativa da Prefeitura de Atibaia, em parceria com a ACIA e o SEBRAE, é para a sensibilização e valorização do comércio local, em especial no dia das Mães, que é uma das principais datas para o nosso comércio varejista. A Prefeitura incentiva que a população compre no comércio local para valorizar a cidade e assim fortalecer a economia em Atibaia”, explica André Luis Elesbão, Diretor do Departamento de Indústria e Comércio da Prefeitura de Atibaia.

Para a ACIA, o Valorize Atibaia é um desses exemplos de união para o sucesso, em que por meio dos esforços conjuntos são desenvolvidas ações que fortalecem e desenvolvem a classe empreendedora.

E não é só em Atibaia que os comerciantes estão na expectativa – por toda a região, os empresários locais esperam vender ainda mais no Dia das Mães de 2022, seguindo as estimativas para o estado de São Paulo apontadas na pesquisa realizada pela Boa Vista, segundo a qual 64% dos empresários acreditam em um aumento de vendas para este Dia das Mães, enquanto que em 2021, apenas 34% tinham essa expectativa de aumento. Com base nesta mesma pesquisa, 49% dos empresários acreditam que seus clientes gastarão mais na data comemorativa deste ano.

Para falar sobre as expectativas de vendas em comemoração à data festiva de 2022, conversamos com Rubens Carvalho, presidente da Diretoria Executiva da ACIA, gestão 2022/2023.

Qual é a expectativa de vendas para o Dia das Mães desde ano?

“Esperamos um movimento de vendas aquecido para este Dia das Mães. A boa expectativa tem como base a recente liberação da primeira parcela do 13º aos aposentados e pensionistas do INSS e do saque do FGTS, em sua primeira parcela extraordinária. Somado a isso, a semana irá coincidir com o 5º dia útil, utilizada pela grande maioria dos empresários para realizar o pagamento de salários aos seus colaboradores. Assim, acreditamos que parte dessas somas serão direcionadas para compra de presentes para as mães”.

O que o comércio local pode aguardar para esse sábado que antecede o Dia das Mães?

“O Dia das Mães é considerado o “Natal do Primeiro Semestre”, sendo assim, consideramos que a segunda data mais importante para o comércio não irá decepcionar os empresários de Atibaia”.

Qual é a importância de apoiar os comerciantes da região, ainda mais nesse momento de retomada da economia? 

“A ACIA, nesses 74 anos de atividade em prol do comércio de Atibaia, sempre buscou associar-se a outras entidades, órgãos e instituições. Não por acaso, consideramos que unindo forças geramos a sinergia necessária, capaz de contribuir com a nossa razão de existir: os empresários de nossa cidade.

Intenção de compras para o Dia das Mães

Apesar do aquecimento da economia, neste ano, conforme mostra a pesquisa nacional de intenção de compras da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), 50% dos brasileiros responderam que pretendem presentear as mães, enquanto que em 2021 a porcentagem era de 58,6%. Os números apenas no estado de São Paulo são similares (47,3% pretendem presentear as mães). 

Os dados refletem a atual economia e situação financeira das famílias, conforme explica Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP. “Hoje, as pessoas estão mais endividadas e com menor poder de compra. Isto reflete diretamente na intenção de compras do consumidor, neste que é o período mais importante para o comércio depois do Natal”, disse o economista.  

Dados da pesquisa ainda estimam que, para 68,9% dos entrevistados,  o valor médio de gasto será de R$50,00 e R $150,00. Veja na tabela abaixo as categorias de compras e forma de pagamento estimado para as compras de Dia das Mães em São Paulo.

Preferência dos consumidores por presentes para as mães este ano.

Já segundo a Pesquisa Behup “Dia das Mães” para  IM – Negócios Globo, as expectativas apresentadas são melhores. A estimativa é  que 76% das pessoas pretendem presentear este ano, enquanto que em 2021 apenas 59% realmente presentearam.  Mais da metade respondeu que deixa para comprar o presente na última hora, como já é hábito. As lojas físicas do comércio local são a primeira opção (40%), seguidas das lojas físicas de grande marcas (30%). Sobre o que pretendem comprar, 60% responderam que são produtos relacionados à beleza e cuidados pessoais.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *