Apesar de lidar com doenças raras, empresa investe com pioneirismo num mercado inexplorado

Doenças raras podem não ser tão raras quanto as pessoas imaginam. De acordo com o Escritório de Pesquisa de Doenças Raras dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA, cerca de 8% da população global tem uma doença rara – cerca de 350 milhões de pessoas. Cada país possui uma demanda diferente de fundos que financiam pesquisas ou facilitam a aprovação de novos tratamentos. No Brasil, cerca de 13 milhões de pessoas convivem com uma doença rara e por não existir um conhecimento disseminado na população, muitas vezes as pessoas que se deparam com uma doença rara estão desamparadas de acesso a tratamentos, remédios e até mesmo informações.

O Preço Medicamentos é o primeiro portal na América Latina e único no Brasil especializado em informação, comparação e cotação de preço de medicamentos de alto custo ou especial. A empresa declara como seu principal diferencial apoiar pacientes ou pessoas envolvidas com doenças raras e que precisam de medicamentos que não são de fácil acesso.

André Lima

São medicamentos que nem sempre estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) – ou seu fornecimento é recusado por farmácias do Estado ou até mesmo pelo plano de saúde aderido. “Nesses casos, o paciente deve buscar auxílio judicial através de algum órgão legitimado podendo ser: a Defensoria Pública, o Ministério Público, Faculdades de direito conveniadas com a OAB, Sistema de Juizados Especiais ou um advogado particular; e esse processo é majoritariamente demorado e criterioso, a menos que os medicamentos estejam disponíveis nacionalmente, fazendo assim o processo caminhar mais rápido“, explica André Lima, sócio-diretor do Preço Medicamentos.

De acordo com o Conselho Nacional de Justiça, a cada hora, pelo menos 9 pessoas entraram com um processo para ter acesso a medicamentos no Brasil durante o ano passado. O CNJ  ainda não terminou de contabilizar todas as demandas desse período. Até agora, já foram contabilizados mais de 79.431 processos abertos em 2021.

A Startup, criada em janeiro de 2020, com sede em Atibaia, faz parte de um grupo de empresas norte-americanas que trabalham com tecnologia da Informação e no Brasil desenvolvem soluções e produtos para os pacientes de medicamentos de alta e média complexidade. Em 2021, demandas judiciais estavam estimadas em R$ 9,2 Bilhões. Foram orçadas mais de R$ 300 Milhões através do Preço Medicamentos, ou seja, 4% dos orçamentos passaram pelo portal. No mesmo período, foram atendidos mais de 1.200 clientes (entre pacientes, advogados, operadoras de saúde, defensores públicos, secretarias de saúde e prefeituras), gerando mais de 6.000 cotações de medicamentos. A especificação no mercado de remédios especiais permitiu que a empresa criasse com pioneirismo e inovação para o nicho precário e pouco explorado no país.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *