A Investeendo, startup focada em educação financeira e empreendedora para jovens de periferias brasileiras, venceu o 12º Prêmio Legado de Empreendedorismo Social e usará o prêmio de 10 mil reais para expandir seu projeto pelo país
A Investeendo, startup de impacto social voltada para a educação financeira e o empreendedorismo de jovens em áreas de vulnerabilidade socioeconômica, conquistou o 12º Prêmio Legado de Empreendedorismo Social. A premiação incluiu um investimento de 10 mil reais, valor que será utilizado para expandir as ações da startup e levar seu projeto educativo a um número ainda maior de jovens em todo o Brasil.
Atuando diretamente em escolas localizadas em regiões periféricas, a Investeendo utiliza um sistema inovador e gamificado, composto por totens digitais e simuladores de tabuleiro, para ensinar práticas financeiras de forma lúdica. A abordagem visa combater o endividamento precoce e oferecer uma alternativa educativa ao uso de aplicativos de apostas, que têm se popularizado entre os jovens. “O nosso objetivo é alcançar 100 mil jovens das periferias até 2027, levando educação financeira e empreendedora de qualidade para as comunidades”, explica Sam Adam Hoffmann, CEO da startup.
A startup foi fundada por Sam Adam Hoffmann, professor da rede pública do Paraná, e pelas bancárias Vanessa Cristiane Motta e Mariana Motta de Matos. A inspiração surgiu das dificuldades que os jovens e adultos enfrentam para gerenciar recursos financeiros, levando o trio a desenvolver uma metodologia inclusiva baseada em jogos. Até o momento, a Investeendo já impactou mais de 6 mil jovens em três estados brasileiros com a utilização de mais de 40 jogos analógicos.
Soluções para empresas e escolas
A Investeendo transforma o aprendizado financeiro e empreendedorial em uma experiência interativa dentro das escolas. Utilizando seu aplicativo gamificado, os estudantes ganham moedas virtuais ao cumprir tarefas definidas pelos professores, aprendendo a administrar essas moedas em simulações que envolvem transferências, investimentos e até mesmo a compra de produtos. As práticas são desenvolvidas de forma lúdica, facilitando a internalização dos conceitos de finanças pessoais e empreendedorismo.
Além de impactar o ambiente escolar, a startup oferece soluções personalizadas para empresas, alinhando o aprendizado financeiro às práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança). A Investeendo cria programas de desenvolvimento humano e treinamentos para colaboradores, utilizando jogos educacionais que tornam o aprendizado mais imersivo e engajante.
Na foto: Sam Adam Hoffmann (CEO), Mariana Motta de Matos (CMO) e Vanessa Cristiane Motta (CFO)
Empreendedorismo social
O Prêmio Legado é uma das iniciativas mais reconhecidas de apoio ao empreendedorismo social no Brasil, promovida pelo Instituto Legado de Empreendedorismo Social. Em 2024, o programa de aceleração do Projeto Legado reuniu 15 lideranças de negócios e organizações sociais, que passaram por mais de 140 horas de capacitação e desafios avaliativos. Das 60 organizações candidatas, 12 finalistas concorreram ao prêmio, e a Investeendo foi a grande vencedora.
“Participar do Projeto Legado foi fundamental para o desenvolvimento da Investeendo como um negócio social. Muitos conteúdos trabalhados lá, como desenvolvimento de relatórios de impacto e planejamento estratégico, foram essenciais para nossa evolução”, destaca Sam.Para mais informações sobre a Investeendo, acesse www.investeendo.com.