Recentemente vi um reels no Instagram que informava o seguinte dado, referente a empreendedorismo, dar continuidade nos sonhos e projetos.
93% das pessoas nem tentam.
6% tentam uma vez e param.
Apenas 1% continua até acertar o alvo, ou seja, o seu objetivo.
Fiquei muito reflexiva com essa mensagem e quis compartilhar com vocês. Busquei estudos para verificar se a informação era real (afinal, não podemos dar como certa uma informação sem conhecer a sua fonte), mas não consegui encontrar uma informação concreta, mas os dados a seguir foram verificados, vamos analisar.
O Brasil registrou, em 2023, mais de 2,1 milhões de negócios fechados. Um dados triste que se repete ano após ano.
Pesquisando mais um pouco, encontrei um estudo realizado em 2023 chamado “Sonho Brasileiro”, realizada pelo Instituto Croma de Pesquisa e Ciências de Dados, trouxe como resultado que apenas 17% da população do Brasil conseguiu realizar os seus sonhos. Esse dados é um pouco mais otimista do que o apresentado acima, mais ainda mostra que a maioria esmagadora da população brasileira não está conseguindo conquistar os seus objetivos, e muitos dos que conseguiram avançar e dar o próximo passo, abrir a sua empresa, e viver o seu sonho, não deram o próprio passo, que é a continuidade.
Por que não estamos conseguindo dar andamento no que sonhos na infância, no que decidimos na adolescência e no que planejamos no início do ano?
Cansaço, falta de foco e planejamento, falta de determinação? São vários os fatores que podem impactar nesse cenário, por isso, eu trouxe uma seleção de livros que podem te inspirar, caso esteja enfrentando essa dificuldade no momento.
Dê o primeiro passo, comece com um que você se identifique e, o principal, aplique em sua vida.
Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso
A autora Carol Dweck, psicóloga da Universidade Stanford é pioneira em pesquisas sobre mentalidade. A mensagem do livro é acredite que suas habilidades e inteligência podem ser desenvolvidas através do esforço e da aprendizagem. Dica principal do livro: Encare os desafios como oportunidades de aprendizado e crescimento. Não se deixe abater pelos erros, veja-os como parte do processo de desenvolvimento.
Garra: O Poder da Paixão e da Perseverança
Angela Duckworth é psicóloga da Universidade da Pensilvânia e autora do best-seller “Garra”. A mensagem é que a paixão e perseverança a longo prazo para alcançar seus objetivos. A dica principal do livro: Cultive sua paixão pelo seu objetivo e mantenha o foco no longo prazo. A persistência é fundamental para superar os obstáculos e alcançar o sucesso.
Comece pelo Porquê
Simon Sinek, autor e palestrante motivacional, conhecido pelo conceito do “Círculo Dourado”. Defina seu propósito, o motivo pelo qual você faz o que faz e conecte-se com o seu propósito e deixe que ele te guie nos momentos difíceis. Quando você sabe por que está fazendo algo, a persistência se torna mais fácil.
Quem Pensa Enriquece
Napoleon Hill, autor do clássico livro, um dos mais influentes sobre sucesso pessoal. O recado é: Acredite em si mesmo e na sua capacidade de alcançar seus objetivos e mantenha uma atitude mental positiva e foque nas suas metas. Visualize seu sucesso e alimente sua autoconfiança para superar os desafios.
A Coragem de Ser Imperfeito (O meu queridinho do momento)
Escrito por Brené Brown, pesquisadora e autora best-seller sobre coragem, vulnerabilidade e liderança. Ela traz a mensagem: Tenha coragem de se expor, de ser imperfeito e de se conectar com suas emoções. Não tenha medo de ser vulnerável, de pedir ajuda e de mostrar suas fraquezas. A vulnerabilidade é essencial para a conexão humana e para o crescimento pessoal.
Já leu alguns desses livros? Compartilha comigo, e se você não está conseguindo conquistar os seus sonhos, bora mudar essa realidade em 2025. E precisando de algo, conte comigo…
Empresária, pós-graduada em Empreendedorismo de Alto Impacto e Inovação Aplicada aos Negócios pela Escola Superior de Empreendedorismo e Gestão de Comunicação e em Marketing pela Universidade de São Paulo – USP. Possui quase 15 anos de experiência como consultora de Marketing. Professora, mãe empreendedora e apaixonada por aprender e ensinar. Foi consultora de Marketing do Sebrae-SP por mais de 10 anos, nos quais realizou consultorias e ministrou palestras e cursos na área de empreendedorismo, estratégias empresariais, marketing digital, divulgação e vendas.