Eventualmente, quando presto assessoria, me deparo com clientes que desejam mais, mas que construíram universos dos quais não se desprendem. Será que estamos todos preparados para dar um próximo e necessário passo, ou preferimos ficar no caminho?
O universo de franquias é um sonho que tem a capacidade de se tornar pesadelo por diversos motivos, mas esse cenário não é restrito a esse mundo. Em nossas vidas, se não estivermos prontos para lidar com os enfrentamentos que precisamos, estaremos nós mesmos nos colocando em segundo plano. Muito distante de apenas um segundo lugar.
Empreender, nesse cenário, é perceber que antes de um CNPJ, sim, existe um CPF, um empresário, uma pessoa que precisa estar preparada para o desconforto de ser proprietário de algum negócio. Muitos que atendo têm o desejo de serem donos, poucos querem ser gestores. E nisso reside um problema grande que é entender do negócio, viver o negócio e gerir o mesmo até que se alcance plena maturidade.
Em um universo que somos moldados a viver dentro de uma caixa, pensar e agir fora dela é um desafio diário. Novas dimensões requerem novos comportamentos e, com isso, a possibilidade de crescer e atrair novos clientes. Mas se você insiste em não ter tempo, não terá disponibilidade de atender quem por ventura começar a chegar. Assim, você não perde por expectativa de futuro. Perde por não enxergar o seu ‘excesso’ de ausência na realidade.

Empresário no Segmento de Franquias com experiência em Gestão de Clientes Corporativos há mais de 25 anos. Multiprofissional formado em Comunicação com habilitação em Jornalismo pela UVA – Universidade Veiga de Almeida (RJ), com experiência em documentário, fotografia, rádio e produção de conteúdo pela Agência ZeroUm, SP.