Pesquisa SIMPI/Datafolha revelou a diversidade de estratégias reflete a adaptação necessária em um cenário econômico incerto nas empresas da categoria
A 9ª rodada da Pesquisa Datafolha, encomendada pelo Sindicato da Micro e Pequena Indústria (SIMPI), forneceu percepções sobre o grau de planejamento adotado pelas empresas do setor nos meses de agosto e setembro. A pesquisa revelou três principais estratégias de planejamento:
Planejamento de Curto Prazo: 45% das empresas adotam estratégias de curto prazo, com foco em manter a estabilidade financeira do dia a dia, especialmente as microindústrias, representando 47% desse grupo. Essa abordagem reflete a necessidade de lidar com desafios imediatos.
Planejamento de Médio Prazo: Notavelmente, 50% das pequenas empresas optam por estratégias de médio prazo, bem acima da média geral de 34% entre as micro e pequenas indústrias, buscando investimentos para resultados a seis meses. Isso indica uma visão mais ampla do futuro, visando crescimento e expansão.
Planejamento de Longo Prazo: Apenas 17% das empresas optam por estratégias de longo prazo, priorizando a estabilidade e investimentos de longo alcance.
Essa diversidade de estratégias reflete a adaptação necessária em um cenário econômico incerto. A predominância do curto prazo destaca a busca por sobrevivência imediata, enquanto o médio e longo prazo demonstram um compromisso com o crescimento.
Joseph Couri, presidente do SIMPI, enfatizou a importância do apoio governamental para enfrentar incertezas econômicas e promover o crescimento sustentável e contínuo nas micro e pequenas indústrias.
As MPIs enfrentam desafios e incertezas econômicas, mas também buscam diferentes estratégias de planejamento para se adaptar a um ambiente em constante mudança. O apoio adequado pode desempenhar um papel crucial no fortalecimento dessas empresas e no estímulo ao crescimento sustentável a longo prazo.
Sobre a pesquisa
Pesquisa encomendada pelo SIMPI e realizada pela Datafolha, o Indicador Nacional de Atividade da Micro e Pequena Indústria, mostra a situação real da categoria. A coleta de dados ocorreu entre os dias 11 e 31 de setembro de 2023, foram realizadas 707 entrevistas.