Da Redação. Reportagem: Elaine Lina

Ezequiel Lopes, criador do “Rotas da Cidade”, estará na Praça da Matriz neste sábado (1°/6) a partir das 15h apresentando as funcionalidades do aplicativo para o público do Festival Gastronômico; o app já está funcionando com duas rotas originais e tem planos de expandir para mais 30

O Programa Inovati 2023 da Prefeitura de Atibaia, por meio do Conecta Atibaia, em parceria com o Sebrae, apresenta oficialmente neste sábado, na abertura do Festival Gastronômico de Atibaia, um dos seus frutos: o aplicativo de turismo “Rotas da Cidade”.

Como conta seu idealizador Ezequiel Lopes, , “A proposta da startup Rotas da Cidade é orientar e transportar com sustentabilidade os turistas que visitam Atibaia.” Segundo Lopes, a ideia surgiu a partir de uma conversa sua com um feirante do Balneário, que comentou a falta de turistas no sábado, apontando isso como uma ‘dor’ de quem atua com turismo na cidade, e ele mesmo, em seguida, teria apresentado a ‘cura’, citando outra cidade em que há pontos de vans para experiências de turistas.

Como estuda e trabalha com mercados de capital, Lopes pensou numa solução: uma startup que colocasse um APP para viabilizar a ideia de ter rotas pré-definidas entre pontos turísticos tradicionais de Atibaia. Então, decidiu procurar o Sebrae e para isso conversou com o diretor de Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Atibaia, Waldemar Gonçalves Neto, que indicou o Conecta para Lopes e também recomendou que ele utilizasse o APP Destinos Inteligentes, para fazer um estudo de benchmarking.

A partir daí começava a ganhar musculatura a sua ideia para um aplicativo de turismo com rotas tradicionais de Atibaia, que incluísse parceria com vans para transporte de turistas por essas rotas com regularidade e atendimento personalizado. Lopes conta que procurou o setor de Mobilidade Urbana, na pessoa de Rodnei Xxxx, “De uma maneira natural, ele me auxiliou para que o app estivesse em conformidade com a legislação e funcionando de maneira adequada, ou seja, que somente possam operar as rotas pré-definidas no aplicativo quem estiver cadastrado na plataforma, para maior segurança dos turistas. Do contrário, ficará passível de multa e recolhimento do veículo.

Outro apoio importante para a viabilização do Rotas da Cidade veio da Secretaria de Turismo de Atibaia, por meio do secretário Bruno Perrotta Leal, com o fornecimento de dados importantes sobre o turismo local e auxiliando com material para divulgação, como explica Lopes.

O que você encontra no APP

Lopes explica que a ideia do aplicativo em si é bem simples. As rotas pré-definidas funcionarão como uma linha de metrô, com paradas em pontos turísticos da cidade nas quais os turistas poderão embarcar e desembarcar das vans para ter ali sua experiência. “Começaremos com duas rotas, sendo a primeira saindo do Lago do Major e passando por um ou dois hotéis/pousadas (que estão sendo definidos), depois pelo Estação Atibaia, Orquidário, Fazenda de Morangos e Grotta Fratelli. A segunda rota sai também do Lago do Major e vai até o Pouso Livre onde encontram-se a Vila Di Praia, além de lanchonete, jogos, voos asa delta e parapente, Tio Leto Bar, o Quiosque do Pouso etc.“, comenta Lopes. E complementa: “O app inicialmente se aplica aos turistas que fazem um bate e volta em Atibaia e que querem uma experiência completa na cidade. Mas atende também à toda a população.

Assista ao vídeo de apresentação do Rotas da Cidade por este LINK

COMO ACESSAR: Por enquanto, o Rotas da Cidade está em teste de validação da startup, funcionando ainda dentro da plataforma “Destinos Inteligentes” (acesse por este LINK). Na página, é possível confirmar os horários de funcionamento do Rotas e obter outras informações. A ideia é que em breve, com a aprovação dos usuários, o Rotas tenha sua própria plataforma e passe a operar de forma independente.

Rota 1 do app Rotas da Cidade (imagem retirada do aplicativo)
Rota 2 do app Rotas da Cidade (imagem retirada do aplicativo)

Quem é Ezequiel Lopes, criador do Rotas da Cidade

Ezequiel Lopes (foto: arquivo pessoal)

Nascido no Pérola Byngton, no bairro do Bexiga (São Paulo) em 1965, Ezequiel Almeida Lopes trabalhou em várias áreas, até se estabelecer no ramo de ar condicionado. Atuou por mais de de vinte anos de forma autônoma na capital paulista, passando pelas áreas industriais, como central de água gelada, comercial em fain coils, automotivo e maquinaria, com escavadeiras. Por fim, chegou a fazer manutenções nos sistemas de pequenas aeronaves e helicópteros no Campo de Marte e na aviação executiva, em Congonhas. Conheceu e passou a visitar Atibaia em meados de 1988, e lembra saudoso da época em que frequentava o bar Fulô da Laranjeira. Mudou-se para a cidade em 2013 e começou a busca por se adequar mercado de trabalho local. No ano passado, ingressou no Conecta Atibaia – um treinamento para startups em parceria com a Prefeitura, que integra o Programa Inovati. Não chegou a ser premiado, mas prova com seu aplicativo de turismo que aproveitou todas as mentorias e eventos do programas para concretizar a sua ideia. Agora, tem a oportunidade de validar sua ideia e, segundo suas palavras, quem sabe tracionar a startup de turismo, orientando e transportando com qualidade, apoiado nos parceiros: app Destinos Inteligentes, Expresso Atibaia, SMK Digital, o guia turístico Ricardo Rocha e a turismóloga Débora Polato Sampaio.

Serviço

Lançamento oficial do aplicativo “Rotas da Cidade”

Local: Praça da Matriz – Centro, Atibaia-SP (no stand dos receptivos, haverá um banner marcando o ponto exato) – Centro, Atibaia-SP

Data: 1° de junho de 2024 – Horário: A partir das 15h

Para acessar o Rotas da Cidade dentro da plataforma Destinos Inteligentes use este LINK.

Mais informações com Ezequiel Lopes: wsp: (11) 94491-5257 – email: ezealmeidalopes@gmail.com

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *