Foto: divulgação

Neste 18 de junho – Dia Mundial do Orgulho Autista – a prefeitura de Bragança Paulista chama a atenção para um assunto importante: o capacitismo

18 de junho é o Dia Mundial do Orgulho Autista. E a Prefeitura de Bragança Paulista chama a atenção para um assunto importante: o capacitismo – o que é e como combater. Na última segunda-feira (17), houve encontro sobre o tema no auditório anexo a Secretária de Educação, por meio da Vereadora Fabiana Alessandri e participação das AMADAS (Associação de Mães e Pais de Autistas), mães de autistas, Secretaria de Saúde, pedagogas, psicopedagogas e Associação São Lucas.

Na oportunidade, a advogada Ana Paula, pós-graduada em Direito da Pessoa com Deficiência pelo CBI, of Miami, explicou aos presentes o que é o capacitismo – Discriminação contra uma pessoa em função da sua deficiência –, o crime de capacitismo, previsto na Lei 13.146/2015, os crimes e infrações administrativas, tipo de capacitismo, formas de se combater o capacitismo, empoderar pessoas com deficiência, exemplos de ações entre outros.

Além disso, nesta terça-feira (18), houve a 7ª caminhada do Orgulho Autista, no Jardim Público, cujo objetivo é chamar a atenção para a importância da inclusão e do respeito às pessoas com o Transtorno do Espectro Autista.

Foto: divulgação

Hoje, aprendemos sobre um assunto de extrema importância, o capacitismo e como devemos combate-lo! Parabéns a Dra. Ana Paula pelo trabalho realizado junto a ONG Mão Amiga, aos representantes das AMADAS, a Associação São Lucas e aos demais presentes“, comentou o Prefeito Prof. Amauri Sodré. 

Vale ressaltar que, no município, 266 Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista já foram confeccionadas, para reforçar a prioridade no atendimento nas unidades de saúde e educação, mediante a apresentação do documento pelo cidadão.

Aos pais e responsáveis que desejam ter a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, é necessário procurar o Serviço Social da Secretaria de Saúde (Praça Hafiz Abi Chedid, 125 – Jardim América), imprescindivelmente com cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de endereço, cartão SUS, laudo médico atestando o TEA e foto 3×4 da pessoa.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *