Olá, caros leitores!
É um prazer inaugurar esta coluna dedicada à saúde integral nas empresas. Sou o Wander Assumpção e vou compartilhar com vocês a importância e os benefícios de se investir na saúde integral dos colaboradores.
Venho de uma família de pequenos comerciantes de armarinhos em São Paulo. Desde cedo aprendi o valor do trabalho com a “barriga no balcão”, como se dizia na época. No entanto, com as mudanças econômicas do Plano Collor, fechamos com dor e 40 anos de atividade.
Nessa época formei-me em Administração e fui atuar no grande varejo como gestor de operações, vivenciando a pressão por resultados, stress, burnout e ainda um assédio moral. Questões que, nos anos 90, eram pouco discutidas nos meios corporativo e acadêmico. Experiência que desencadeou uma úlcera, ao passar a depender de álcool e cigarro como válvulas de escape.
A virada veio quando saí do varejo e começei a lecionar em 2019 em instituição pública do Estado de SP. Em 2022, recebi um ‘chamado’ para compartilhar minha jornada de recuperação do consumo de álcool, há 15 anos, e ajudar adictos e seus familiares. Assim nasceu o “SÓBRIO POR HOJE”, que envolve palestras e mentorias (individual e grupo, para dependentes, familiares e empresas). Venho percebendo que o foco principal das empresas é no tratamento e cura, e não na prevenção.
Nesta coluna proponho um olhar preventivo e holístico para esse problema. A implementação de um programa estruturado de saúde integral pode trazer inúmeros benefícios: diminuição do absenteísmo, redução de custos com saúde, melhora na qualidade de vida dos colaboradores, etc, resultando em maior produtividade e engajamento.
A saúde integral abrange aspectos físicos, mentais, emocionais, sociais e espirituais. A proposta é criar um ambiente de trabalho que não apenas responda ao calendário brasileiro de saúde, mas que também implemente ações contínuas ao longo do ano, promovendo o bem-estar completo dos colaboradores. De 18 a 20 de junho participei do congresso “Viver melhor: trabalho stress e saúde” da ISMA – BR, em Porto Alegre, com especialistas e acadêmicos que falaram sobre burnout, letramento do assédio, stress, produtividade sustentável e segurança psicológica nas esferas privada e pública. Trarei insights das palestras para a coluna também.
Argumentos sobre as vantagens da implantação do programa de prevenção não faltam. Estima-se que, para cada US$ 1 investido em prevenção, US$ 4 são gerados para a empresa devido ao aumento da produtividade! Mais um? Acaba de sair do forno (março de 2024) a Lei 14.831 do Governo Federal que dispõe sobre a certificação de empresas reconhecidas como promotoras da saúde mental.
Convido vocês a acompanharem os artigos, onde explorarei temas variados sobre saúde integral, compartilhando conhecimento, aprendizados e dicas práticas para implementação desses programas em suas empresas. Quero ouvir suas sugestões e feedbacks!
Deixe seus comentários e sugestões de temas abaixo ou pelas minhas redes sociais.
Juntos, podemos transformar o ambiente corporativo em um espaço mais saudável e produtivo. Até a próxima!
Wander Assumpção tem mestrado profissional em tecnologia e gestão em saúde ocular (Unifesp/SP). É pós-graduando em dependência química pela (FAVENI/ES). Possui especialização em gestão de varejo (Senac/RJ). É bacharel em administração de empresas (FGV/SP). Atuou como gestor de operações em grandes grupos varejistas. Desde 2012 é docente do ensino superior nas FATECs Bragança Paulista e Itatiba. É membro da ISMA – Brasil (International Stress Management Association) e associado à Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas (ABEAD). Palestrante sobre dependência química e intoxicação digital em empresas, instituições e escolas.