Quando falamos sobre ESG (Ambiental, Social e Governança), muita gente logo pensa em grandes empresas com investimentos milionários. Mas a verdade é que ESG não é exclusividade dessas empresas. Na verdade, micro e pequenas empresas também podem começar a utilizar as práticas sustentáveis, sociais e éticas no dia a dia. E o melhor é que isso pode gerar mais lucro e fortalecer sua marca, independente do seu tamanho.

Mas Fernanda, como colocar ESG em prática na minha empresa sem precisar de um departamento só pra isso?

Calma que eu vou te explicar como colocar essas ações em prática.

Vamos começar com a área Ambiental.

Você não precisa plantar uma floresta pra começar. Que tal rever os desperdícios da sua empresa? Reduzir o consumo de papel, separar corretamente o lixo, incentivar a economia de energia e água… Essas pequenas atitudes mostram, tanto para o cliente quanto para a sua equipe que sua empresa se preocupa com o meio ambiente.

E isso gera retorno? Sem dúvida. Atualmente os clientes querem consumir de empresas que têm preocupação e responsabilidade ambiental. Além disso, você irá economizar e melhorar o seu caixa.

Agora o Social.

Social tem a ver com gente. Gente que trabalha com você, que compra de você, que vive ao redor da sua empresa. Já pensou em abrir espaço para contratar jovens do bairro, fazer parcerias com instituições locais ou apoiar uma ONG que faz sentido para o seu público?

Eu costumo dizer que quando seus clientes e colaboradores se sentem parte de algo maior, gera conexão emocional com a sua marca e melhora os seus resultados.

E por último mas não menos importante, Governança.

Governança pode parecer complicado, mas é basicamente ter processos claros e agir com ética. Isso significa formalizar os seus acordos, manter a contabilidade em dia, tratar fornecedores e clientes com respeito, e tomar decisões baseadas em valores.

Quer um exemplo simples? Ter uma política clara de trocas e devoluções, cumprir prazos, ser transparente em relação aos produtos e serviços oferecidos. Governança é sobre construir confiança, algo mais valioso que uma empresa pode ter.

Trouxe aqui mais algumas ações que podem ser aplicadas hoje mesmo

Ambiental:

Implemente o envio de notas fiscais e recibos por e-mail.

Incentive o uso de canecas ou copos reutilizáveis no ambiente de trabalho.

Se possível, troque sacolas plásticas por opções reutilizáveis ou biodegradáveis.

Social:

Apoie uma causa local. Escolha uma instituição ou projeto social da sua região e ofereça algum tipo de apoio: uma doação simbólica, uma parceria ou até divulgação.

Governança:

Deixe claro seus termos de troca e devolução. Se você já tem esses termos, publique de forma visível no seu site ou redes sociais. Se ainda não tem, crie regras simples e transparentes para garantir que o cliente saiba exatamente o que esperar.

Ambiental + Social:

Inicie a coleta seletiva ou descarte correto de resíduos. Separe o lixo reciclável do comum no seu negócio ou promova a ideia para os clientes.

E agora, consegue utilizar algumas dessas sugestões na sua empresa ou até mesmo na sua casa?

Se sim, não se esqueça, me conte nos comentários

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *