Estudo revela que maioria das mulheres empreendedoras busca independência financeira, mas enfrenta desafios como sobrecarga, baixa renda e dívidas

A maternidade está fortemente ligada à decisão de empreender no Brasil. Segundo a pesquisa “Empreendedoras e Seus Negócios 2024”, realizada pelo Instituto RME com apoio da Rede Mulher Empreendedora, 73% das empreendedoras brasileiras são mães, e 37% delas são mães solo. O estudo mostra também que, para muitas, os filhos vieram antes da escolha pelo empreendedorismo, evidenciando a dificuldade de conciliar a maternidade com o mercado de trabalho formal.

Perfil e desafios das empreendedoras

A pesquisa aponta que 60% das mulheres empreendedoras têm entre 30 e 49 anos, e 52% possuem ensino superior. No entanto, as desigualdades raciais ainda marcam o cenário do empreendedorismo feminino. Enquanto 61% das mulheres brancas têm ensino superior, esse percentual cai para 44% entre pretas e pardas.

A maior parte das empreendedoras está nas regiões Sudeste (45%) e Nordeste (25%). No Centro-Oeste, elas representam 5%; no Norte, 8%; e no Sul, 16%.

Além disso, 43,1% das empreendedoras faturam até R$ 2 mil mensais. Entre mulheres pretas e pardas, esse número sobe para 49%, e a incidência de dívidas também é maior nesse grupo (52%), em comparação com 45% entre as mulheres brancas.

Motivações e sobrecarga

A independência financeira é a principal motivação para empreender, especialmente entre mulheres pretas e pardas (48%). Aumento de renda (39%) e flexibilidade de horário (41%, especialmente entre mulheres brancas) também foram fatores destacados.

Entretanto, a sobrecarga é uma realidade para muitas. “50% das empreendedoras não recebem nenhum tipo de ajuda na sua casa ou em seu negócio, isso mostra o quanto a empreendedora tem que dar conta de tudo e não é à toa que muitas sentem uma sobrecarga mental grande”, afirma Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora e do Instituto RME.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *