Estamos no processo de retomada, o aquecimento da demanda por viagens de lazer, momentos com a família e amigos e novas experiências refletem a importância deste segmento para a economia das cidades.
Apresento para vocês alguns pontos que vem se destacando neste negócio e como o empresário pode se preparar para receber seu cliente de maneira profissional, mas ao mesmo tempo oferecendo o melhor da sua marca.
- Viagens de curtas distâncias e rodoviárias. São a tendência do momento, no máximo 150 km. O turista prefere viajar de carro a lugares especiais e curtir o tempo livre nos fins de semana.
- Destino de Natureza e bem estar. Novas experiências: pode ser gastronômica, aventura, contemplação, radical, infantil, rural, não importa. O momento é de curtir a vida e resgatar o período em que ficamos em isolamento.
- Sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente. O turista quer ver ações que reflitam boas praticas referente a preservação, limpeza e até ações sociais.
- Tecnologia. Vivemos no mundo de facilidade e agilidade. Não dá mais para empresa usar ferramentas ultrapassadas. Oferecer uma boa conexão de internet, mostrar agilidade no check-in e no atendimento a pedidos do restaurante são fundamentais para uma boa experiência
- Workation. Nessa situação os viajantes trabalham em qualquer lugar. O home office tomou força e veio pra ficar – permitindo unir trabalho e lazer no pós-expediente em diferentes cenários.
- Viajante 4.0. Exigente e cuidadoso com a saúde, higiene, normas e procedimentos de limpeza. Cada detalhe é importante – desde a reserva, seguro viagem, checagem de vacina de funcionários e hóspedes, enfim, tudo que possa deixá-lo mais tranquilo e seguro.
Pensando nestas dicas chegamos à seguinte conclusão: empresário que não se atentar às tendências corre o risco de ficar para trás. Somente com atenção e dedicação sua empresa vai superar esses anos de pandemia e se sobressair no mercado.
“As pessoas não fazem as viagens, as viagens fazem as pessoas”. (John Steinbeck)
Pós-graduada em Habilidades Gerenciais, com formação em Marketing e pós-graduada em ESG (Environmental, Social and Governance) e Habilidades Gerenciais, possui vasta experiência na área de Turismo. Atualmente é gestora Executiva e Relacionamento do Atibaia e Região Convention e Visitors Bureau. Empresária e consultora, participante do Conselho de Turismo, Conselho Estatual do Monumento Natural da Pedra Grande e Conselho do Parque Grota Funda. Defensora do cooperativismo e associativismo, sempre conectada aos principais temas relacionados ao Turismo, onde atua há 23 anos.