Não é de hoje que ouvimos falar da Indústria 4.0, do Marketing 4.0… Estes são conceitos “pós era digital”, onde unir o virtual e a experiência torna-se imprescindível. Agilizar o processo, otimizar os recursos e, com isto, atender, encantar e surpreender positivamente a demanda.
Estamos falando de IA (Inteligência Artificial), big data, realidade virtual, computação em nuvem, mapas interativos, waze turístico, totens interativos, aplicativos… Nossa! A lista é imensa.
O grande desafio é utilizar isso tudo em conexão direta entre empresa e cliente, trazendo a figura humana como o grande protagonista desta experiência.
Viajante 4.0 – principais características:
A jornada de compra do viajante passa por vários processos e qualquer falha se destaca de forma rápida e danosa. Por isso, vale a pena se atendar aos detalhes, à importância de cada informação.
- O mundo mudou e os clientes também. Ser assertivo é uma necessidade, portanto, esta habilidade na hora da compra passou a ser uma das suas principais características.
- Imediatismo: a correria do dia a dia, o trabalho, o transporte, e pouco tempo para a tomada de decisão é um fator de imensa importância.
- Tratativas bem definidas: não dá mais para vender gato por lebre. O preço de informações equivocadas ou enganosas é o completo desastre, que coloca a credibilidade da empresa em sério risco, principalmente se este erro for recorrente.
- Checar a reputação da empresa não é mais uma novidade. Clientes conscientes e antenados nas redes sociais fazem da pesquisa uma excelente ferramenta na hora da decisão.
- A economia colaborativa tem um papel importante neste contexto, pois além de proporcionar baixo custo de operação, promove o desenvolvimento do entorno, entre outros tantos benefícios. E esse tipo de atividade, felizmente, vem numa crescente, definindo passos importantes numa viagem.
- Outro destaque importante é sustentabilidade. Clientes antenados e ligados à natureza estão cada vez mais preocupados com o meio ambiente – em economizar fontes não renováveis, preocupados com as condições sociais da população do local visitado e com os colaboradores. E essa também é uma tendência em crescimento.
Enfim, viajar é uma questão de descanso, mas também estilo de vida!
Em qual destes cenários você se enquadra?
Conte para mim suas experiências de viagem e vamos juntos embarcar neste universo mágico que é o turismo.
Grande abraço.
Pós-graduada em Habilidades Gerenciais, com formação em Marketing e pós-graduada em ESG (Environmental, Social and Governance) e Habilidades Gerenciais, possui vasta experiência na área de Turismo. Atualmente é gestora Executiva e Relacionamento do Atibaia e Região Convention e Visitors Bureau. Empresária e consultora, participante do Conselho de Turismo, Conselho Estatual do Monumento Natural da Pedra Grande e Conselho do Parque Grota Funda. Defensora do cooperativismo e associativismo, sempre conectada aos principais temas relacionados ao Turismo, onde atua há 23 anos.