Não é de hoje que ouvimos falar da Indústria 4.0, do Marketing 4.0… Estes são conceitos “pós era digital”, onde unir o virtual e a experiência torna-se imprescindível. Agilizar o processo, otimizar os recursos e, com isto, atender, encantar e surpreender positivamente a demanda.

Estamos falando de IA (Inteligência Artificial), big data, realidade virtual, computação em nuvem, mapas interativos, waze turístico, totens interativos, aplicativos… Nossa! A lista é imensa.

O grande desafio é utilizar isso tudo em conexão direta entre empresa e cliente, trazendo a figura humana como o grande protagonista desta experiência.

Viajante 4.0 – principais características:

A jornada de compra do viajante passa por vários processos e qualquer falha se destaca de forma rápida e danosa. Por isso, vale a pena se atendar aos detalhes, à importância de cada informação.

  • O mundo mudou e os clientes também. Ser assertivo é uma necessidade, portanto, esta habilidade na hora da compra passou a ser uma das suas principais características.
  • Imediatismo: a correria do dia a dia, o trabalho, o transporte, e pouco tempo para a tomada de decisão é um fator de imensa importância.
  • Tratativas bem definidas: não dá mais para vender gato por lebre. O preço de informações equivocadas ou enganosas é o completo desastre, que coloca a credibilidade da empresa em sério risco, principalmente se este erro for recorrente.
  • Checar a reputação da empresa não é mais uma novidade. Clientes conscientes e antenados nas redes sociais fazem da pesquisa uma excelente ferramenta na hora da decisão.
  • A economia colaborativa tem um papel importante neste contexto, pois além de proporcionar baixo custo de operação, promove o desenvolvimento do entorno, entre outros tantos benefícios. E esse tipo de atividade, felizmente, vem numa crescente, definindo passos importantes numa viagem.
  • Outro destaque importante é sustentabilidade. Clientes antenados e ligados à natureza estão cada vez mais preocupados com o meio ambiente – em economizar fontes não renováveis, preocupados com as condições sociais da população do local visitado e com os colaboradores. E essa também é uma tendência em crescimento.

Enfim, viajar é uma questão de descanso, mas também estilo de vida!

Em qual destes cenários você se enquadra?

Conte para mim suas experiências de viagem e vamos juntos embarcar neste universo mágico que é o turismo.

Grande abraço.

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