Com o tema Copa do Mundo de Futebol e 50 estabelecimentos participantes, edição 2022 acontecerá de 3 de novembro a 11 de dezembro deste ano
A Copa do Mundo de Futebol ainda vai começar, mas a torcida em Atibaia já pode preparar o esquenta, curtindo e comemorando com as delícias do Festival de Comida de Boteco, que começa no próximo dia 3 e vai até 11 de dezembro. Com mais de 50 estabelecimentos participantes e porções/petiscos comercializados a valores que variam entre R$ 30,00 e R$ 60,00 cada, o tema da sétima edição é justamente a Copa do Mundo de Futebol.
A lista de bares, restaurantes, lanchonetes, pizzarias, padarias, pesqueiros e botecos inscritos no festival será divulgada em breve e os estabelecimentos participantes terão que disponibilizar, durante todo o período do Festival, as porções/petiscos especialmente elaborados e batizados com nomes que remetem à Copa do Mundo e ao universo do futebol, conforme a criatividade de cada participante.
A avaliação da porção/petisco acontecerá durante todo o período do festival e será do público, no próprio estabelecimento participante ou pela internet, por meio de link que será divulgado pela Prefeitura. Quatro critérios, de 0 a 5 pontos e com pesos distintos, servirão de base para a avaliação: Sabor (Peso 5); Apresentação (Peso 4); Criatividade (Peso 3); e Atendimento (Peso 2).
A classificação das porções/petiscos seguirá o critério de pontuação (da maior para a menor), com destaques para os três primeiros colocados, além do estabelecimento mais votado. Eles receberão uma placa de destaque do 7° Festival Comida de Boteco de Atibaia, além da divulgação dos resultados no site da Prefeitura ( www.atibaia.sp.gov.br ).
O Festival Comida de Boteco de Atibaia tem como objetivo principal promover, valorizar e divulgar a gastronomia da cidade, representando uma oportunidade de oferecer a munícipes e turistas a degustação de porções e petiscos que demonstrem e evidenciem a especialidade dos estabelecimentos participantes.
De acordo com a Secretaria de Turismo, a iniciativa também visa criar interatividade, sinergia e lucratividade para todos, não só do ponto de vista econômico, mas social, cultural e turístico, além de promover a integração dos empresários que trabalham no ramo da gastronomia no município. Segundo a Pasta, o Festival ainda busca projetar Atibaia no cenário gastronômico regional, estadual e nacional; incentivar o desenvolvimento do turismo por meio da gastronomia; e fomentar a atividade gastronômica da cidade, mostrando, para munícipes e turistas, a variedade, a força e a atratividade da gastronomia de Atibaia.