Da Redação. Fotos: Thiago Guedes.
Em cerimônia realizada na última 5a feira (17) em Atibaia-SP, cerca de 150 empresários e autoridades de municípios participantes estiveram presentes para acompanhar a revelação dos vencedores nas quatro categorias do I Prêmio TOP Empresas JVN. Evento também contou com transmissão ao vivo pela internet.
A noite da 5a feira (17) foi marcada por muita emoção e comemoração numa festa que reuniu empresários de diversos setores – comércio, indústria, serviços, microempreendedores individuais e representantes das prefeituras locais. Era a cerimônia de premiação da primeira edição do Prêmio TOP Empresas JVN, realizada pelo Jornal Visão de Negócios. O evento foi fechado para convidados e teve cerca de 150 pessoas presentes, mas contou também com transmissão ao vivo pela internet (link).
A láurea foi criada com o propósito de reconhecer e homenagear as organizações que ao longo do ano de 2022 se destacaram por suas atuações com base no relacionamento ético e eficiente com clientes, parceiros e colaboradores, bem como por iniciativas pautadas em princípios de sustentabilidade, inovação, diversidade e inclusão.
O processo
O concurso – que ocorreu em duas etapas – teve início em 12 de setembro, com a publicação do regulamento no site e a abertura para indicações livres das empresas que concorreriam em quatro categorias: Empresas Privadas, MEIs, Instituições Públicas e Terceiro Setor. O objetivo era que o próprio mercado elegesse as melhores a partir de critérios como qualidade dos serviços/produtos; inovação; relacionamento com colaboradores e clientes, atendimento, entre outros, sugeridos no regulamento. Qualquer pessoa poderia preencher o formulário oficial do prêmio uma única vez, e nele indicar até cinco empresas e instituições locais em cada categoria. Foram três semanas de indicações e, ao final, foram 304 empresas e órgãos públicos indicados, sendo 172 empresas privadas, 39 MEIs, 48 órgãos públicos e 45 instituições do 3° setor. Também conforme regulamento, as que receberam o maior número de indicações passaram para a 2a etapa, formando então um grupo de 20 finalistas: 8 na categoria Empresas Privadas e 4 em cada uma das demais categorias.
Na 2a etapa, que ocorreu de 10 a 23 de outubro – foi a vez das pessoas votarem nas finalistas para 1°, 2° e 3° lugares – e dessa vez o número de participações individuais dobrou, e a comissão organizadora atribui esse crescimento na participação às campanhas em torno das finalistas, que teria mobilizado principalmente clientes e colaboradores.
O evento
A cerimônia teve em sua abertura uma fala do diretor do Sest Senat e anfitrião do evento, Frederico Ponchon, que falou sobre as atividades e serviços prestados pela entidade às empresas e à comunidade. Ele agradeceu a parceria do poder público e também elogiou a iniciativa do jornal, colocando a instituição à disposição de outras iniciativas que também contribuam para o desenvolvimento da economia local.
A cerimônia teve início com uma homenagem especial à artista plástica que criou o troféu TOP Empresas JVN, Van Loureiro. A artista, que trabalha há mais de 10 anos com arte sustentável através da moda, utilizando resíduos domésticos, declarou que: “Meu propósito é trabalhar com diversidade, inclusão e sustentabilidade. E quando me convidaram para desenvolver o troféu deste primeiro prêmio, a única ideia que me veio à cabeça foi a imagem de um monolito, de uma peça que fosse sólida, que fosse vertical. E associando essa ideia do monolito ao logotipo do jornal foi que surgiu a criação desse troféu. E como era um prêmio de inovação, para mim seria impossível falar de inovação sem falar de sustentabilidade, assim, eu não conseguia visualizar esse troféu que não fosse em material sustentável. Por isso, veio então a ideia da madeira e essa crescente verticalidade – do tom mais escuro para o mais claro. Sempre para cima, trabalhando a ideia da beleza e da inovação.”
A diretora do JVN, Elaine Lina, apresentou em seguida os números do prêmio, explicando à plateia o processo do concurso que se pautou pela participação aberta da população, pela transparência e pela preocupação com a lisura e idoneidade do concurso. “Nosso desafio desde o início foi convencer o mercado – já tão saturado de prêmios “fake”, que vendem certificados – de que o nosso é diferente: que ele realmente reflete a opinião pública e representa de fato a imagem que as empresas e instituições estão projetando por meio de suas práticas e condutas. E nosso compromisso é trabalhar no sentido de que esse prêmio cresça e se transforme de fato em um balizador para empresas cada vez mais éticas e comprometidas com a população”, declarou.
As premiadas
O ponto alto da cerimônia foi a revelação das vencedoras. Para manter o suspense e com muitas manifestações de torcida, as vencedoras foram sendo anunciadas e subiam ao palco para receber seu prêmio das mãos de representantes do JVN, do Sest Senat e de associações empresariais da região convidados.
A primeira categoria a ter as vencedoras reveladas foi a de Instituições públicas, que reconhece e homenageias as instituições do governo municipal das cidades participantes, cujas práticas e iniciativas fomentam a economia da cidade e da região. E as premiadas foram:
Categoria “Instituições Públicas”:
Finalistas e colocações:
– 1° Lugar: Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Juventude de Mairiporã.
– 2° Lugar: Secretaria Municipal de Cultura de Atibaia.
– 3° Lugar: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Atibaia.
– 4° Lugar: Departamento de Turismo da Prefeitura Municipal de Piracaia.
Em seguida foi anunciada a categoria “MEIs”, criada para reconhecer as iniciativas inspiradoras dos microempreendedores individuais da região. E as premiadas foram:
Categoria “MEIs”:
Finalistas e colocações:
– 1° Lugar: Candy Doces, de Mairiporã
– 2° Lugar: Brechó Linda Rosa, de Mairiporã
– 3° Lugar: Positiva Pet, de Atibaia
– 4° Lugar: Nan Spada Cabeleireira, de Mairiporã
Depois, foi vez do público conhecer as finalistas na categoria Empresas Privadas, que reconhece e homenageias as instituições privadas das cidades participantes, cujas práticas e iniciativas fomentam a economia da cidade e da região. E as premiadas foram:
Categoria Empresas Privadas:
Finalistas e colocações:
– 1° Lugar: Ótica Vitória, de Mairiporã.
– 2° Lugar: Régulus Contábil, de Mairiporã.
– 3° Lugar: Rey Festas, de Atibaia.
– 4° Lugar: Koi Seguros, de Mairiporã.
– 5° Lugar: Believe You Mkt Médico, de Atibaia.
– 6° Lugar: Ballagro Agro Tecnologia, de Bom Jesus dos Perdões.
– 7° Lugar: Preço Medicamentos, de Atibaia.
– 8° Lugar: Minha Contabilidade Online (MCO), de Atibaia.
E por fim, foram reveladas as vencedoras na categoria Instituições de 3° Setor, que reconhece e homenageias as instituições que fomentam as melhores práticas sociais da região. E as premiadas foram:
Categoria “Instituições do 3° Setor”:
Finalistas e colocações:
– 1° Lugar: Doutores Atipalhaços, de Atibaia.
– 2° Lugar: APA – Associação Paradesportiva de Atibaia.
– 3° Lugar: Casa do Caminho, de Atibaia.
– 4° lugar: Mater Dei, de Atibaia.
A noite foi encerrada com uma apresentação da Banda Parafuso Solto, composta por integrantes dos Doutores Atipalhaços, e um coquetel para os convidados.
Empresas patrocinadoras desta edição do prêmio (patrocínio Ouro): DJ Kiko; Drop On Web Studio; Glandu Cosméticos; MCO Contábil; Olhar Feminino Oficial; Rey Festas; Super 35 Produtora; Villa Net Telecomunicações.
*GALERIA DE FOTOS*: confira outras fotos da cerimônia neste link.
1 comentário