Esse não foi um ano fácil nem previsível para ninguém. Instabilidades políticas e econômicas de toda ordem regadas a muita polarização; eleições sob tensão; Copa fora de hora (e desclassificação…)… Ufa! E ainda tem ano pra rolar… Ainda dá tempo de fazer um balanço e tirar umas lições para o próximo ano.

E como medir quais impressões a empresa deixou entre colaboradores, clientes e demais públicos? Alguns caminhos: internamente, as pesquisas são sempre ótimas opções. Mas vale manter práticas como rodas de conversas entre equipes e entre lideranças, canais de sugestões (sem repressões), e programas de feedbacks assertivos. Com clientes e parceiros, além também das pesquisas periódicas que têm sem dúvida um papel importante nesse monitoramento, as premiações aos poucos vão voltando a ter um lugar importante nessa medição.

Vivemos ainda uma enxurrada de prêmios sem nenhum critério que não o “quem paga leva”, mas está cada vez mais manjado identificar esses prêmios e aí só cai nessa rede furada quem quer. Mas pudemos observar no final deste ano alguns prêmios bem conceituados reconhecendo com muitio sucesso as melhores práticas e melhores empresas em seus segmentos. Exemplo disso foi a realização com muito sucesso da 1a edição do Prêmio TOP Empresas JVN (veja matéria de cobertura nesse link).

Arquivo JVN: Vencedores do I Prêmio TOP Empresas JVN

Ser reconhecido espontaneamente por colaboradores, parceiros e clientes em um pleito bem sustentado por regras claras e justas é sem dúvida um endosso e pode e deve ser comemorado e compartilhado com orgulho pela empresa. E que bem comunicado pode controbuir para fortalecer ainda mais a marca e a reputação de uma empresa ou instituição pública. E, convenhamos, reputação é um ativo fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa ou pessoa pública em tempos de tantas turbulências. Reputação forte, confiança e empatia podem ser muito valiosos e devem ser perseguidos em todo planejamento – então, não esqueça de incluir ações que visem esses valores no seu para 2023.

Foi uma honra trocar ideias e reflexões com vocês neste ano. E estaremos juntos no próximo, com novos temas, novas abordagens e – espero – muitas sugestões de vocês para nossas conversas por aqui. Que seja um novo ano de muito mais harmonia, serenidade, amor, união e muita garra também porque os desafios não serão pequenos, não. Mas a velha fórmula “diagnóstico+planejamento+qualificação+ação+monitoramento” pode ajudar a superá-los e a fazer sua marca brilhar. Até janeiro e vamos juntes!!!!

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *