Analisando os informativos oficiais do setor, posso afirmar que os ventos estão a nosso favor. O cenário atual, divulgado pelos principais órgãos de turismo do Estado de São Paulo, apontam números positivos e animadores.
Foi desenvolvido o Plano Turismo São Paulo 20 30, tendo como base importante a informação sobre a evolução do turismo mundial – que gerou impacto na renda, geração de emprego, comércio, sustentabilidade e tantos outros benefícios.
Neste plano, o fomento da cadeia produtiva e todo seu entorno foi pensando estrategicamente através de políticas públicas, incentivos e capacitações.
Seguem abaixo os objetivos estratégico do Plano 20 30.
01 – Melhorar a capacidade de planejamento e gestão da SETUR na articulação e coordenação dos atores da cadeia de valor do turismo do Estado, considerando a estratégia de retomada pós-Covid.
02 – Aprimorar a capacidade de gestão institucional, operacional e financeira da SETUR.
03 – Institucionalizar, fortalecer e valorizar as instâncias de governança locais e regionais relacionadas com o planejamento, financiamento e gestão do turismo.
04 – Fortalecer a capacidade de articulação e coordenação entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil para o desenvolvimento e a competitividade das atividades do turismo, considerando a inclusão e equidade de gênero, raça e diversidade sexual.
05 – Fortalecer as políticas de investimento e de financiamento de programas, projetos e empreendimentos públicos e privados voltados ao desenvolvimento do turismo no Estado de São Paulo.
INDICADORES DO TURISMO NO ESTADO DE SÃO PAULO
Esta recuperação nos mostra todo o potencial que temos e devemos desenvolver para atender essa crescente demanda, isto significa mais trabalho e esforço contínuo do empresário e governança.
*Em 2023 o turismo mundial movimentará US$ 9,5 trilhões nas economias dos países, isto representa 9,2% do PIB e a criará aproximadamente 24 milhões de empregos.
Pesquisa de impacto Econômico EIR 2023 – Divulgada pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC).
Pós-graduada em Habilidades Gerenciais, com formação em Marketing e pós-graduada em ESG (Environmental, Social and Governance) e Habilidades Gerenciais, possui vasta experiência na área de Turismo. Atualmente é gestora Executiva e Relacionamento do Atibaia e Região Convention e Visitors Bureau. Empresária e consultora, participante do Conselho de Turismo, Conselho Estatual do Monumento Natural da Pedra Grande e Conselho do Parque Grota Funda. Defensora do cooperativismo e associativismo, sempre conectada aos principais temas relacionados ao Turismo, onde atua há 23 anos.