Analisando os informativos oficiais do setor, posso afirmar que os ventos estão a nosso favor. O cenário atual, divulgado pelos principais órgãos de turismo do Estado de São Paulo, apontam números positivos e animadores.

Foi desenvolvido o Plano Turismo São Paulo 20 30, tendo como base importante a informação sobre a evolução do turismo mundial – que gerou impacto na renda, geração de emprego, comércio, sustentabilidade e tantos outros benefícios.  

Neste plano, o fomento da cadeia produtiva e todo seu entorno foi pensando estrategicamente através de políticas públicas, incentivos e capacitações.

Seguem abaixo os objetivos estratégico do Plano 20 30.

01 – Melhorar a capacidade de planejamento e gestão da SETUR na articulação e coordenação dos atores da cadeia de valor do turismo do Estado, considerando a estratégia de retomada pós-Covid.

02 – Aprimorar a capacidade de gestão institucional, operacional e financeira da SETUR.

03 – Institucionalizar, fortalecer e valorizar as instâncias de governança locais e regionais relacionadas com o planejamento, financiamento e gestão do turismo.

04 – Fortalecer a capacidade de articulação e coordenação entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil para o desenvolvimento e a competitividade das atividades do turismo, considerando a inclusão e equidade de gênero, raça e diversidade sexual.

05 – Fortalecer as políticas de investimento e de financiamento de programas, projetos e empreendimentos públicos e privados voltados ao desenvolvimento do turismo no Estado de São Paulo.

INDICADORES DO TURISMO NO ESTADO DE SÃO PAULO

Esta recuperação nos mostra todo o potencial que temos e devemos desenvolver para atender essa crescente demanda, isto significa mais trabalho e esforço contínuo do empresário e governança.

*Em 2023 o turismo mundial movimentará US$ 9,5 trilhões nas economias dos países, isto representa 9,2% do PIB e a criará aproximadamente 24 milhões de empregos.

Pesquisa de impacto Econômico EIR 2023 – Divulgada pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC).

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *