Da Redação. Reportagem e fotos: Elaine Lina
Encontro aconteceu no dia 27/02, no Sest Senat, com a presença de associados e mantenedores para apresentação da nova estrutura de gestão, prestação de contas de 2023 e apresentação do plano de ações 2024; ponto alto foi a apresentação da nova marca do Visite Atibaia e Região
A noite da última terça-feira (27) foi recheada de novidades, network e conhecimento nas instalações do Sest Senat Atibaia. É que ali aconteceu a primeira reunião de associados e mantenedores do Visite Atibaia e Região de 2024 para apresentação das diretrizes da entidade para este ano.
Depois da abertura pela gerente executiva Mônica Fontes, foi a vez do diretor executivo Luiz Américo Gonçalves assumir o microfone e apresentar os resultados da gestão até aqui e o plano estratégico dos próximos dois anos. O dirigente começou enfatizando que o objetivo de todo o trabalho que está sendo feito é “posicionar o Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau (ARC&VB) como protagonista no planejamento e gestão privada da atividade turística da localidade e região“. Para isso, anunciou que a instituição está intensificando os esforços para ampliar a sua comunicação, inclusive com a contratação de duas agências especializadas: a agência Polo Desing, que ficou responsável por realizar o rebranding da marca Atibaia e Região C&VB e que cuidará das ações de offline, e a Virtual Corporation, que terá a missão de fortalecer a presença on line da entidade.
Gonçalvez também apresentou a diretoria que assumiu a gestão 2023-2025, e contou que foram criados Grupos Temáticos de Trabalho para melhor conduzir as demandas do ARC&VB. Os grupos estão compostos da seguinte forma:
COMUNICAÇÃO: Luiz Gonçalves e Silvio Guedes
ADMINISTRATIVO: Ítalo Gonçalves e Agnys Pierini
EVENTOS: Gabriella Basacchi e Luiz Gonçalves
PRODUTOS: José António e Silvio Guedes
RELACIONAMENTO: Fernando Caetano, Mônica Fontes e João Henrique Martins
Outra estratégia de comunicação que o Visite Atibaia e Região pretende repetir e ampliar é o relacionamento com influenciadores digitais especializados em turismo e viagens, com base no caso bem sucedido da presstrip realizada ano passado em parceria com o Sebrae, e que rendeu ao todo cerca de 30.000 curtidas e 1.700 comentários nas redes sociais próprias e dos parceiros.
Em tempo, os eventos foram outro ponto destacado como estratégia que deve ser intensificada neste ano – tanto a realização de eventos próprios quanto a participação em eventos do setor, por serem oportunidades de realizar benchmarking com as melhores práticas do mercado de turismo nacional e trazer novas ideias para a região.
O evento foi mercado também pela parceria entre entidades representativas da economia de Atibaia e da região. Além do Sest Senat, que sediou o encontro, a Associação Comercial e Industrial de Atibaia ( ACIA ) também se fez presente na pessoa do seu presidente, Renato Russomano, para apoiar a nova gestão do Visite Atibaia e Região.
O ponto alto da noite foi a apresentação da nova marca do ARC&VB. Reformulada e com traços mais leves e modernos, a nova marca chama atenção para o novo posicionamento de identidade da instituição, que passa a não mais se apresentar como “Convention” – termo que causava certa confusão para muitas pessoas – mas sim como “Visite Atibaia e Região”, mais direto e claro.
Outro momento especial preparado para o público do encontro foi a palestra da empresária, consultora e palestrante Fernanda Bueno, que falou sobre os benefícios do network. Fernanda explicou como um network bem planejado e executado pode ajudar a gerar novas oportunidades de negócios, abrir caminhos para novos mercados e parcerias, bem como fortalecer a imagem positiva do empreendedor e da empresa que ele representa.
Fernanda também falou sobre a arte de fazer um bom pitch – que é uma apresentação direta e curta, com o objetivo de vender a ideia da solução ou negócio para um interlocutor e assim não deixar passar a oportunidade de gerar boas conexões e, quem sabe, bons negócios. Então ela convidou a plateia a fazer um pitch ali mesmo e a adesão foi total.
O evento foi encerrado com a foto oficial da reunião, a distribuição de canecas com a nova logo e um coffee servido pela Rey Festas.