Olá, leitor(a), tudo bem?

Vamos compreender a importância do entendimento da análise microeconômica, área da Ciência Econômica que trata do processo de formação e mudança nos preços dos bens e serviços nos diferentes mercados?

Você deve estudar essa área de conhecimento e entender como esta afeta o desempenho de seu negócio. Afinal, essa área da Ciência Econômica estuda como os indivíduos e empresas tomam decisões de consumo, produção e investimentos, no contexto de riscos e escassez. É importante que considere que toda a decisão que tomamos, ocorre no contexto de ESCOLHA mediante ESCASSEZ.

A Microeconomia estuda o comportamento dos consumidores e empresas, analisa a demanda individual e demanda de mercado, faz o mesmo em relação a oferta e estuda o processo de formação e mudança nos preços dos bens e serviços. Mais ainda, procura analisar como os agentes econômicos reagem às mudanças em certas variáveis.

Por exemplo, se o preço de um bem aumenta ou reduz em 2%, qual o impacto sobre a demanda ou sobre a oferta? Se a renda das famílias cai ou aumenta 3%, qual o impacto sobre a demanda e sobre os preços? Será que essa variação na renda vai beneficiar ou prejudicar o seu negócio?

Se observamos a oferta do azeite, devido a eventos climáticos, países tradicionais na produção (Portugal, Espanha, Itália ou Grécia respondem por mais de 65% da produção mundial) realizaram safras baixas. Dada a demanda por esse bem, influenciada pela preferência dos consumidores, houve elevação nos preços. Houve grande aumento no preço do azeite extravirgem, ao menos 25%. Isso nos mostra a famosa lei de oferta e demanda. Devido à queda na oferta de azeite, para atender as preferências e a demanda e global, o preço desse bem aumentou significativamente.

Bacalhau e azeite são bens complementares. Devido ao aumento nos preços desses bens os consumidores irão buscar alternativas: pouca procura por azeite ou bacalhau, com a queda na renda das famílias implica em aumento no consumo de pescado ou de ovos!

Alguns estudiosos acreditam que há lógica na tradição de consumo de peixe na Semana Santa. Trata-se de uma carne saborosa, leve, saudável e que possibilita a quebra do jejum praticado por muitos cristãos durante a Semana Santa. Além disso, esse alimento sempre foi muito consumido no Mediterrâneo, sendo objeto de diversas passagens dos evangélicos canônicos de Matheus, Marcos, Lucas e João.

Como sabemos, em algumas regiões do Brasil, é uma tradição o consumo de bacalhau sempre regado com muito azeite de oliva. Ocorre que o preço do azeite aumentou muito desde a pandemia. O mesmo ocorreu com o preço do bacalhau.

O estudo da microeconomia é importante pois analisa quais variáveis afetam a demanda e a oferta, como ambas interagem no processo de formação de preços dos bens ou serviços e nos ajuda a analisar o impacto sobre a demanda ou a oferta em função, não apenas da variação dos preços de cada bem.

Na verdade, o estudo da Microeconomia nos ajuda a compreender como os preços dos bens relacionados no consumo, renda, custos de produção entre outros fenômenos afetam a formação de preços, rendas e lucros.

Cada empreendedor tem a obrigação de estudar, avaliar e dimensionar quais e como forças de mercado afetam a formação de preços e, como consequência, as decisões dos consumidores e sua capacidade em atendê-los.

Considerando o real sentido dessa data, desejo Boa Páscoa!

Mais ainda, pense nos preços e o que afeta a demanda por ovos de Páscoa.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *