Olá pessoal, como passaram os últimos dias? Conseguiram “matutar” sobre o tema, riscos? Pois é, tema difícil, não é trivial e confesso, até pouco tempo antes de me predispor a ser um player da área, eu mesmo não o via com os mesmos olhos de hoje, e hoje, especificamente hoje vou demonstrar como o tema riscos orbita a sua vida e seus dias sem que você o note que ele está alí,
Muito bem vamos começar falando sobre onde nasceu a gestão de riscos e como é que você faz isso hoje e não percebe, você se recorda quando a sua mãe ou a sua avó dizia assim para você quando criança não coloca a mão aí que está quente, não põe a mão aí que vai queimar, não põe a mão aí que está quente até uma hora que você vai testar… e claro, coloca a mão e descobre pela dor que o fogo queima que o fogão queima que a panela quente queima, certo?
Aí você chega na empresa e as áreas quentes são separadas por correntes, por isolamentos ou, se você virou cozinheiro você tem luvas térmicas de tecidos especiais ou de borrachas para pegar as coisas que queimam, ou seja, isto é um procedimento de gestão de riscos.
Ah mas eu não cozinho, ótimo! Você dirige? Então você sabe que um dia existiu um automóvel que não tinha estepe, que não tinha um ponteiro no marcador de combustível, como na escala de likert para demarcar quando seu tanque de combustível chegava no nível reserva, mesmo porque no início da era dos automóveis não existia tanque reserva, muito menos estepe, o que existia era um carro de boi depois vieram os automóveis a vapor e os automóveis a combustível, então nisso foi se percebendo que haviam necessidades de criar mecanismos para melhorar os a segurança e que pudessem garantir uma longevidade no transporte, ou seja, garantir que eu saísse da minha cidade até o ponto de destino próxima e não haveriam intercorrências, assim foram criando-se mecanismos para a tratar o risco, ou seja, os meios para minimizar os riscos e garantir sua chegada até a o ponto de destino, com essa ideia de segurança sugiram tanques reservas de combustível, espelho retrovisor, espelhos direito e esquerdo, hoje nós temos luz de ré nós temos câmeras de ré sinais sonoros de ré que vão garantindo a segurança do processo em ser isto é evolução da gestão de riscos e à medida que nós evoluímos com a gestão de riscos nós vamos criando novas maneiras de aumentar a sensação de segurança.
Você caro leitor, deve estar pensando, ahhh então é só isso? Gestão de riscos é isso? Claro que, numa conversa de boteco, simplória, sim. Gestão de riscos são todas as formas e maneiras que precisam ser adotadas para que, o risco seja minimizado e em todas as áreas existem mecanismos como estes, na eletrônica, fusíveis pequenos, na rede elétrica de nossas casas fusíveis e disjuntores, nas redes elétricas de postes, também tem, coisas simples que levam o mesmo princípio em escalas de tamanho diferentes, mas que garantem proteção em caso de descargas elétricas.
A questão que aqui se coloca na gestão é simples, como descobrir quais são nossos pontos vulneráveis que precisam ser melhorados e como fazer para melhorá-los sempre? Que ferramentas administrativas e de gestão devemos aplicar para proporcionar este resultado de melhoria na gestão de riscos? Pensem nisso e em nossa próxima conversa vou contar um pouco destes passos que já aplico hoje com sucesso em meu dia a dia. Até a próxima…

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *