Existem basicamente dois tipos de empreendedores. Os que iniciam as suas atuações por oportunidade e aqueles que começam a empreender por necessidade. Quando você conhece o mercado onde deseja atuar, os clientes que compram este produto, os seus principais concorrentes e, principalmente, já possui experiência com a atividade que irá desenvolver, você é um empreendedor por oportunidade. Mas aqueles que iniciam o seu negócio por não conseguir se recolocar no mercado de trabalho e possuem pouca informação do setor que irão atuar são os empreendedores por necessidade, e estes infelizmente são os mais impactados pelas oscilações do mercado que acontecem no Brasil e no mundo.

Uma forma de ter sucesso e mudar este cenário, mesmo sendo um empreendedor por necessidade, é o planejamento. O primeiro passo é definir objetivos claros, metas e um plano focado no desenvolvimento da sua empresa. Isso é fundamental para se destacar no mercado e ter a sua principal fonte de renda. Mas o objetivo pode ser criado também para os projetos pessoais, afinal, uma vida com objetivos tem mais propósito.

Você sabia que foi realizado um estudo pela Dominican University que diz que quando escrevemos o nosso objetivo e lemos todos os dias, aumenta em 42% a chance de ser realizado? Isso porque ficamos mais focados nos nossos projetos, aumentando o nível de comprometimento com as metas e ações. Uma ferramenta que sem dúvida irá te ajudar muito na definição dos objetivos é chamada de SMART. Criado pelo pesquisador George T. Doran, em 1981, para nos ajudar a definirem e a alcançar as metas. É um método baseado em 5 fatores e, em tradução livre do inglês, o acrônimo SMART se refere a objetivos: específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais.

O primeiro item é representado pela letra S e nos indica que o objetivo deve ser específico, ou seja, o mais detalhado possível. Se você tiver duas linhas de produtos, deve detalhar o objetivo de cada uma delas. O M sugere que o objetivo seja mensurável, portanto eu preciso definir indicadores, seja o valor das vendas, itens ou porcentagem. O terceiro é o A, dizendo que o objetivo deve ser atingível, melhor dizendo, não pode ser impossível a ponto de desmotivar a equipe, mas também não deve ser fácil, o ideal é que seja desafiador. O R representa relevante, um bom objetivo precisa trazer impacto para a empresa, por este motivo costumamos atrelar o SMART aos objetivos de faturamento da empresa. E por fim temos o T, que significa temporal: o objetivo deve ter data para começar e data para terminar.

Exemplos:

“Aumentar em x% as vendas da linha de produtos A e em y% as vendas da linha de produtos B nos meses de abril, maio e junho.”

“Reduzir em X% as despesas e aumentar em Y% a lucratividade.”

Aumento de faturamento e redução de custo são os maiores interesses dos empresários no momento, mas não basta escrever e ler todos os dias. Agora você precisa buscar ferramentas para colocar o seu plano em ação e assim  atingir o que determinou.

Mas este tema fica para o próximo artigo. Nos vemos em breve. Até logo.

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