Ano após ano, o turismo rural tem ganhado espaço no Brasil como uma alternativa viável para diversificar a economia de regiões agrícolas. Ele permite que os produtores rurais aumentem sua renda ao oferecer experiências imersivas aos turistas como visitações a propriedades, colheitas participativas, degustação de produtos artesanais e hospedagem em fazendas.

Com uma paisagem marcada por montanhas, rios e vastas áreas verdes, Atibaia se destaca não apenas pela qualidade dos produtos agrícolas e pecuários, mas também pelo seu potencial turístico. A conjugação dessas duas frentes, agropecuária e turismo, pode resultar em um modelo de desenvolvimento econômico sustentável, beneficiando produtores locais e atraindo visitantes em busca de experiências autênticas no campo.

A localização estratégica de Atibaia é um fator crucial para o desenvolvimento do turismo rural. Situada entre importantes centros urbanos como São Paulo, Campinas e São José dos Campos, a região se beneficia da proximidade com grandes pólos emissores de turistas. Essa característica permite que os visitantes realizem viagens curtas, seja para um passeio de um dia ou para estadias prolongadas em meio à natureza.

Além do Título de Capital Nacional do Morango, Atibaia é uma das maiores produtoras de flores do Brasil. É reconhecida também pela excelência de seus pecuaristas se destaque na equinocultura, canicultura, ovinocultura e piscicultura.

Conforme o último Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária [LUPA] de 2016, Atibaia possui 895 UPAs (Unidade de Produção Agropecuárias).

O município conta com mais de 41 opções de hospedagem entre hotéis, fazendas, pousadas e 3 resorts, chegando a mais de 7000 leitos e 200 salas para convenções.

Conforme último levantamento de dados do Novo Caged (Dezembro/2024) de Atibaia, o setor de alojamentos e alimentação que corresponde a restaurantes e hotéis, possui um estoque de ocupação que envolve trabalhadores empregados em regime de CLT, em 4233 postos de trabalho ocupados.

O mesmo levantamento, ainda mostra para o setor agrícola do município, 1664 postos ocupados por trabalhadores rurais.

Considerando toda essa vocação e estrutura para receber os turistas, a criação de roteiros temáticos, que ofereçam uma experiência como um tour em produções de flores, visitações a pomares de frutas e a interação com a pecuária local através de atividades como ordenha de cabras, passeios a cavalo ou pescarias podem ser ótimas experiências para integrar na visitação.

As festas típicas, como a Festa das Flores e Morango e a Festa do Morango de Atibaia e Jarinu,  contribuem para o desenvolvimento das atividades do campo e pode ser um meio para retorno dos turistas em outra ocasião.

Uma tendência crescente que pode ser associada ao turismo rural, é o turismo ecológico. Combinar essas duas práticas oferece aos turistas uma experiência autêntica e enriquecedora, ao mesmo tempo que contribui para a sustentabilidade e a valorização das práticas agrícolas e ecológicas.

O principal ponto de convergência entre o turismo rural e o ecológico é a preservação ambiental. O produtor rural pode adotar práticas sustentáveis em suas atividades, como o uso de técnicas agrícolas orgânicas, a preservação de nascentes de água, o plantio de árvores nativas e a gestão consciente de resíduos, tudo isso criando um ambiente que valoriza tanto a natureza quanto o modo de vida rural.

Criar rota de visitação que leve os turistas por áreas onde ele realiza cultivo orgânico de frutas ou flores, destacando a importância de técnicas agrícolas que respeitam o equilíbrio ecológico. Esse tipo de prática pode ser um grande atrativo para turistas preocupados com questões ambientais e que buscam vivências sustentáveis.

Mas nem tudo são flores. Muitos são os desafios para a implantação do turismo rural. Abrir a propriedade para visitação, requer por parte dos produtores uma severa mudança de hábitos e adaptações ao novo sistema de trabalho. Para oferecer uma experiência mais prazerosa aos visitantes, investimentos em infraestrutura básica como acessibilidade, banheiros, sinalização, segurança, hospedagem (se for o caso) e áreas de lazer devem ser feitas.

A sazonalidade de algumas culturas e/ou sistemas produtivos inviabilizam a visitação o ano inteiro, com isso a necessidade de introdução de outras culturas para que não haja interrupção da atividade turística.

A divulgação por parte dos produtores é de extrema importância, pois é ela que vai atrair visitantes aos seus negócios. O uso de redes sociais e outros veículos de comunicação se faz necessários para comunicar nos dias de hoje.

Outro ponto importante é a capacitação da equipe de trabalho. O contato como o campo nem sempre é familiar para muitos visitantes. Uma abordagem e a condução do tour pela propriedade de forma tranquila e explicativa pode fazer toda a diferença. Costumo dizer que “O bom atendimento, é o melhor cartão fidelidade”.

Apesar do grande potencial, a integração entre agropecuária e turismo rural enfrenta desafios que precisam ser superados. Para superar esses desafios, é fundamental o apoio de políticas públicas voltadas ao turismo rural, incluindo incentivos fiscais, linhas de crédito e programas de capacitação. A parceria entre setor público, iniciativa privada e instituições de ensino também é essencial para fortalecer esse segmento.

Inúmeros são os benefícios para os produtores, como valorização de sua propriedade e dos produtos, gera uma nova fonte de receita, estimula práticas ecológicas e uso de recursos naturais para manter a propriedade atrativa aos visitantes, incentiva a valorização das práticas agrícolas, gastronomia local e costumes regionais e o fortalecimento da agricultura familiar.

O município também se beneficia, o turismo rural aquece a economia local, gera arrecadação aos cofres públicos, abre novas oportunidades de emprego e a geração de renda e por consequência fixa a população no campo e preserva o meio ambiente e cultura local.

Atibaia reúne todos os elementos para se consolidar como um dos principais destinos de turismo rural do estado de São Paulo.

O turismo rural representa uma oportunidade de diversificação da renda, incentivo à preservação ambiental e fortalecimento das tradições agrícolas. Já para a cidade, os benefícios vão além da economia, promovendo maior reconhecimento do potencial turístico e reforçando sua identidade cultural.

Com planejamento e investimentos estratégicos, Atibaia pode expandir ainda mais essa atividade, atraindo visitantes que desejam vivenciar o melhor do turismo rural, enquanto impulsiona o desenvolvimento sustentável e a valorização do campo.

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3 Comentários

  1. Estamos inseridos nessa luta,meu caro.Rotas da Cidade,no instagram

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