Segundo o relatório “The Finance App Insights”, o Brasil lidera o mercado de aplicativos de finanças na América Latina. Mas estudo da Adjust aponta para desafios de retenção e engajamento que exigem do setor novas estratégias

 A Adjust, empresa que atua na mensuração e análise de dados, lança o relatório Mobile App Trends 2024 – edição LATAM em foco, que revela desafios e oportunidades no mercado de aplicativos móveis na América Latina. E os aplicativos de finanças mostram um crescimento consistente na América Latina. O Brasil lidera com o aumento de instalações de 111% apenas no primeiro semestre de 2024.

Já o tempo médio de sessão em aplicativos de finanças na América Latina aumentou 24%, passando de 5,33 minutos em 2022 para 6,63 minutos no primeiro semestre de 2024. No Brasil, esse aumento foi de 26%, refletindo o maior engajamento dos usuários.

Apenas os aplicativos bancários, por exemplo, tiveram um incremento de 184% nas instalações e 7% nas sessões. Já os aplicativos de pagamento registraram um aumento de 34% nas sessões, mas apenas 10% nas instalações, destacando a importância de estratégias de aquisição e retenção de usuários.

Esse é um reflexo do aumento da confiança dos consumidores em serviços digitais financeiros e da adaptação das fintechs e bancos tradicionais às demandas de uma base de usuários cada vez mais digital“, explica Flávio Levi, Diretor de Vendas da Adjust para a América Latina. 

Crescimento rápido exige estratégias sólidas de retenção de usuários

Enquanto o aumento da penetração de smartphones na região é um fator positivo, com projeções de alcançar 92% até 2030, o estudo ressalta a necessidade de estratégias robustas de retenção de usuários para manter o crescimento sustentável.

No Brasil, que deve alcançar uma receita de US$ 8,1 bilhões até 2029, segundo a Statista, o crescimento de instalações de aplicativos foi de 26% no primeiro semestre de 2024, e as sessões cresceram 7% em relação ao mesmo período de 2023.

No entanto, esses avanços são acompanhados por uma taxa de retenção de usuários aquém do ideal. Com uma queda de 18,4% no primeiro dia para 1,5% no trigésimo, o Brasil ficou abaixo da média global de 19,1% e 2,5%, respectivamente.

“O mercado de aplicativos no Brasil está em uma trajetória de crescimento impressionante, mas é crucial que as empresas foquem em retenção e engajamento a longo prazo”, comenta Flávio Levi, Diretor de Vendas da Adjust para a América Latina. “Para alcançar o potencial completo, os desenvolvedores precisam adotar abordagens mais inovadoras para fidelizar seus usuários”, finaliza.

Metodologia utilizada

O conjunto de dados utilizado para o relatório Mobile App Trends 2024 – edição LATAM em foco da Adjust é composto por uma combinação dos 3 mil principais aplicativos monitorados pela Adjust. As informações são provenientes de duas fontes: uma inclui uma lista de 45 países, enquanto a outra abrange aproximadamente 250 países, com base no padrão ISO 3166-1.

Esse método de coleta garante uma representação ampla e diversificada do mercado global de aplicativos, proporcionando uma visão abrangente sobre tendências de instalações, sessões, retenção de usuários, entre outros aspectos cruciais para o entendimento do desempenho de aplicativos móveis em diferentes regiões e setores.

Para baixar o relatório completo, acesse aqui.

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