Qual geração é a sua?
- Baby Boomers: nascidos entre 1946 e 1964
- Geração X: nascidos entre 1965 e 1980
- Geração Y ou Millennials: nascidos entre 1981 e 1996
- Geração Z: nascidos entre 1997 e 2010
- Geração Alfa: nascidos a partir de 2010
- Geração Beta: embora não haja consenso, para uns, esta geração nasce a partir de 2020 e para outros, 2025.
A Geração Baby Boomers, a geração “prateada” tem uma relação significativa com o setor de turismo.
Buscam experiências significativas e valorizam a qualidade e a segurança em suas viagens, refletindo uma abordagem mais tradicional e focada em conforto.
Segue abaixo algumas características:
- O uso da tecnologia está em crescimento, cada vez mais essa geração está dominando a tecnologia. Você sabia que 70% desse público acessa a internet?
- Falta produto e publicidade adequada no mercado, essa é uma demanda real e um grande questionamento por parte desta geração. Será que somos invisíveis?
- Viagens com várias gerações estão aumentado (avós com netos).
- Calendário é flexível, isto é: um grande mercado para todos os destinos.
- Viajam 02 vezes por ano no mínimo.
- Viagens sempre são planejadas e organizadas.
- Adoram viajar em grupo.
Preferências:
- Lazer e novas experiências
- Conforto
- Tradição, Cultura e História
- Saúde e Acessibilidade
A Geração X, sabem o prazer de uma boa experiência e viajar faz parte dos seus planos. Pontos estratégicos para essa geração são:
- Viagens em Família se tornou o principal lazer para essa geração, a valorização das experiências, o conhecimento de novas culturas e por que não viagens com muita adrenalina, aventura e contato com a natureza são atrativos que agradam os integrantes da família, várias idades e objetivos.
- Conforto e qualidade, também estão na lista de prioridades.
- Planejamento é fundamental, traz mais segurança e confiança no sucesso da viagem
- Tecnologia, passou a ser fundamental na escolha do destino.
A relação da Geração Z com o turismo é bastante dinâmica e influenciada por várias tendências. Aqui estão alguns pontos principais:
- Sustentabilidade: O meio ambiente é o protagonista da maioria dos passeios, seja praia ou serra, o contato com a natureza e sua preservação são pautas relevantes na escolha.
- Experiências Autênticas. Novos roteiros e experiências inusitadas, como conhecer novas comunidades e novos povos e culturas distintas.
- Influência das Redes Sociais, através das mídias sociais, os comentários, fotos e vídeos, tudo faz parte da escolha do destino.
- Digitalização: Reservas on line, guias digitais, referencias, essa geração é antenada e tudo que está na rede se torna relevante nesse processo.
- Flexibilidade e Acessibilidade: Preferem opções de viagem que ofereçam flexibilidade, como políticas de cancelamento mais amigáveis, e buscam alternativas acessíveis.
Esse perfil está moldando o futuro do turismo, forçando empresas a se adaptarem para atender às expectativas dessa geração.
Na próxima matéria seguiremos com a geração Apha e Beta e ainda a chegada da Inteligência Artificial nas viagens do futuro.
As viagens fazem parte de nossas vidas, das nossas histórias e da pessoa que somos todos os dias.
Viajar é mais que lazer, entretenimento, cultura, adrenalina … viajar é mover-se ao encontro do imaginário, do sonho e dar um passo para a felicidade. Pense nisso!
Pós-graduada em Habilidades Gerenciais, com formação em Marketing e pós-graduada em ESG (Environmental, Social and Governance) e Habilidades Gerenciais, possui vasta experiência na área de Turismo. Atualmente é gestora Executiva e Relacionamento do Atibaia e Região Convention e Visitors Bureau. Empresária e consultora, participante do Conselho de Turismo, Conselho Estatual do Monumento Natural da Pedra Grande e Conselho do Parque Grota Funda. Defensora do cooperativismo e associativismo, sempre conectada aos principais temas relacionados ao Turismo, onde atua há 23 anos.