Qual geração é a sua?

  • Baby Boomers: nascidos entre 1946 e 1964
  • Geração X: nascidos entre 1965 e 1980
  • Geração Y ou Millennials: nascidos entre 1981 e 1996
  • Geração Znascidos entre 1997 e 2010
  • Geração Alfa: nascidos a partir de 2010
  • Geração Beta: embora não haja consenso, para uns, esta geração nasce a partir de 2020 e para outros, 2025.

A Geração Baby Boomers, a geração “prateada” tem uma relação significativa com o setor de turismo.

Buscam experiências significativas e valorizam a qualidade e a segurança em suas viagens, refletindo uma abordagem mais tradicional e focada em conforto.

 Segue abaixo algumas características:

  • O uso da tecnologia está em crescimento, cada vez mais essa geração está dominando a tecnologia. Você sabia que 70% desse público acessa a internet?
  • Falta produto e publicidade adequada no mercado, essa é uma demanda real e um grande questionamento por parte desta geração. Será que somos invisíveis?
  • Viagens com várias gerações estão aumentado (avós com netos).
  • Calendário é flexível, isto é: um grande mercado para todos os destinos.
  • Viajam 02 vezes por ano no mínimo.
  • Viagens sempre são planejadas e organizadas.
  • Adoram viajar em grupo.

Preferências:

  • Lazer e novas experiências
  • Conforto
  • Tradição, Cultura e História
  • Saúde e Acessibilidade

A Geração X, sabem o prazer de uma boa experiência e viajar faz parte dos seus planos. Pontos estratégicos para essa geração são:

  • Viagens em Família se tornou o principal lazer para essa geração, a valorização das experiências, o conhecimento de novas culturas e por que não viagens com muita adrenalina, aventura e contato com a natureza são atrativos que agradam os integrantes da família, várias idades e objetivos.
  • Conforto e qualidade, também estão na lista de prioridades.
  • Planejamento é fundamental, traz mais segurança e confiança no sucesso da viagem
  • Tecnologia, passou a ser fundamental na escolha do destino.

A relação da Geração Z com o turismo é bastante dinâmica e influenciada por várias tendências. Aqui estão alguns pontos principais:

  • Sustentabilidade: O meio ambiente é o protagonista da maioria dos passeios, seja praia ou serra, o contato com a natureza e sua preservação são pautas relevantes na escolha.
  • Experiências Autênticas. Novos roteiros e experiências inusitadas, como conhecer novas comunidades e novos povos e culturas distintas.
  • Influência das Redes Sociais, através das mídias sociais, os comentários, fotos e vídeos, tudo faz parte da escolha do destino.
  • Digitalização: Reservas on line, guias digitais, referencias, essa geração é antenada e tudo que está na rede se torna relevante nesse processo.
  • Flexibilidade e Acessibilidade: Preferem opções de viagem que ofereçam flexibilidade, como políticas de cancelamento mais amigáveis, e buscam alternativas acessíveis.

Esse perfil está moldando o futuro do turismo, forçando empresas a se adaptarem para atender às expectativas dessa geração.

Na próxima matéria seguiremos com a geração Apha e Beta e ainda a chegada da Inteligência Artificial nas viagens do futuro.

As viagens fazem parte de nossas vidas, das nossas histórias e da pessoa que somos todos os dias.

 Viajar é mais que lazer, entretenimento, cultura, adrenalina … viajar é mover-se ao encontro do imaginário, do sonho e dar um passo para a felicidade. Pense nisso!

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *