Ficou incomodado com o título deste artigo? Espero que sim.

Podemos perder a oportunidade de realizar uma venda, por deixar a ação nas mãos dos clientes.

Vamos imaginar a seguinte situação: o cliente entra em uma rede social e pergunta sobre um produto ou preço em uma página comercial. Ao invés do empresário responder diretamente a pergunta, ele pede para que o cliente o chame no direct ou inbox.

Outra situação. Você encontra um potencial cliente na rua, Durante a conversa, você comenta sobre o seu negócio e a pessoa se interessa em conhecer, Vocês trocam contatos, mas você solicita para que ela te envie uma mensagem para agendar uma visita de apresentação do produto.

Já presenciou estas cenas?

O que as duas situações têm em comum?

Em ambas, você não se apropriou da oportunidade da venda, deixou para que o cliente, no tempo dele, te contate e faça uma cotação, ou aquisição do seu produto.

Você, que já definiu os seus objetivos no artigo anterior, sabe exatamente o que quer de resultados nos próximos meses, portanto, após esta etapa de planejamento, é fundamental buscar ações para realiza-las.

Quando nós contatamos o cliente, a chance de realizar a venda aumenta significativamente. É importante que o empresário sempre anote o telefone do cliente para dar continuidade na conversa. Com isso, o desejo despertado naquele momento não esfria e a venda pode ser concluída.

É necessário definir atuações mensais ou até mesmo semanais focadas no atingimento das suas vendas.

Elaborar um calendário editorial para as postagens nas redes sociais, definir um número de clientes para contatar apresentando a empresa e seus diferenciais, fazer parceria com empresas de outro segmento, que possuam o mesmo perfil de clientes que você, retomar contato com clientes que fizeram orçamento e não finalizaram a compra são algumas ações que você pode realizar para manter o seu faturamento estável, ou até mesmo atingir os objetivos que vem buscando, para aumentar a lucratividade da empresa.

O importante é você manter as ações ativas sempre em andamento, nunca se mantendo em um papel de telespectador, aguardando o cliente tomar a atitude em relação ao contato com a sua empresa, assumindo assim as rédeas do seu negócio, tanto na captação de clientes, como na divulgação e fechamento das vendas.

Nos próximos artigos vamos conversar sobre uma estratégia chamada ACM, para que você atraia clientes novos, conquiste e mantenha os ativos.

Nos encontramos em breve!

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