Iniciativa prevê ações com foco no bem-estar de profissionais da rede municipal ao longo de 24 meses

A Prefeitura de Atibaia deu início a um programa de desenvolvimento humano e saúde mental voltado a gestores escolares da rede municipal. A ação, chamada “Liderança Amorosa na Educação”, prevê investimento mensal de R$ 21.979,00, com duração de dois anos, e tem como foco o fortalecimento da gestão escolar por meio de formações, diagnósticos e acompanhamento psicossocial.

A iniciativa busca atender demandas apontadas por profissionais da educação sobre a necessidade de suporte emocional e ferramentas de liderança para lidar com os desafios do cotidiano nas escolas. O programa segue diretrizes da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que estabelece a gestão de riscos psicossociais no ambiente de trabalho.

As atividades incluem rodas de conversa, palestras, monitoramento e elaboração de planos de ação. O objetivo é apoiar diretores, coordenadores, supervisores e professores com práticas que favoreçam um ambiente de trabalho mais saudável, além de prevenir transtornos emocionais e promover vínculos colaborativos nas unidades escolares.

“A reforma não é apenas uma mudança de tributos. Ela altera a lógica da tributação sobre o consumo e exige um redesenho dos processos internos, da cadeia de valor e até da precificação”, afirmou André Peniche, advogado especialista em Direito Tributário e Investimentos, sobre o contexto geral da necessidade de gestão integrada em políticas públicas.

A contratação foi formalizada no dia 2 de abril, e será executada por equipe técnica especializada.

Outras iniciativas em andamento

Além do programa de saúde mental, a Secretaria de Educação deu início neste ano aos programas Conecta EducAtibaia e Aprender Mais Atibaia. O primeiro tem foco na digitalização do ensino, com entrega de carrinhos com Chromebooks e lousas interativas, além de formação da equipe pedagógica em parceria com a Google for Education. O segundo disponibiliza materiais de apoio para alunos do Ensino Fundamental, com foco em Língua Portuguesa e Matemática.

Também foram instalados novos playgrounds modulares em 63 escolas e ampliado o horário de funcionamento de creches municipais para atender famílias com jornadas de trabalho diferenciadas.

Avaliação externa

Em março, Atibaia foi uma das cidades reconhecidas pelo Prêmio Excelência Educacional do programa Alfabetiza Juntos SP, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo. O município se destacou entre os 100 com melhores resultados na Avaliação de Fluência Leitora do Saresp 2024, índice usado para medir o desenvolvimento da alfabetização nas escolas.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *