Você já pensou nisso, ou já fez uma viagem em baixa temporada?? Acredite, super vale a pena.
Então, quais são os meses de baixa? Depende do país, dos feriados e até da natureza do destino. Porém o que vale a pena mesmo em qualquer viagem é pesquisar.
Entendo que temos destinos dos nossos sonhos, que nos encantam, inspiram, despertam interesses e curiosiosidades, faz nosso imaginário relaxar só de pensar, mas pode acontecer que no período da sua disponibilidade em conhecê-lo ele não esteja na sua melhor forma.
Já aconteceu comigo numa viagem a Bonito (Mato Grosso do Sul). Foi um período de 15 dias entre Campo Grande, Bonito e Corumbá – todos lugares incríveis, muita natureza, animais selvagens, pássaros maravilhosos, peixes e toda a riqueza da fauna e flora que chega a ser indescritível.
Sabem qual o melhor período para conhecer estes lugares? Com certeza de maio a dezembro, meses de seca. Nos demais meses do ano a chuva prevalece e alguns atrativos ficam perigosos, impossível de visitar. Ah, e vocês imaginam quando eu fui?? Em março. Chegamos e vários pontos turísticos estavam impossibilitados, um exemplo foi a Gruta da Catedral (antiga Gruta são Miguel), um dos lugares mais maravilhosos que podemos ver (mas que eu não pude). Abismo Anhumas, outra obra prima da natureza também estava fechada.
Sinceramente foi um erro de principiante. Claro que depois desta decepção retornei na época certa e finalmente me deslumbrei com tudo isso e muito mais.
O que quero alertar vocês é que exatamente nos meses de alta temporada nem todos os lugares estão no seu mais importante apogeu.
Segundo o calendário, os meses de baixa são aqueles fora das férias escolares (dezembro, janeiro, fevereiro e julho) e feriados prolongados. Junho, agosto e novembro são ideais para a viagem dos sonhos.
Veja algumas vantagens:
- Baixo custo
- Lugares mais tranquilos
- Melhor atendimento
- Melhor hospedagem
- Diversidade de opção
Outras dicas antes de escolher o destino na baixa temporada:
- Verificar as condições do tempo na época da viagem
- Pesquisar os feriados locais (às vezes existem festas enormes que alteram os preços)
- Pegar dicas com amigos que já conheçam o local
- Pesquisar qual o melhor modo de se locomover neste destino (uber, van, aluguel de carro e outros), pois cada região tem uma particularidade no que diz respeito a transporte e trânsito
- Contatar uma agência especializada
É claro que neste artigo estou me referindo a viagens no nosso país, mas se for o caso de viagens internacionais estas regrinhas são praticamente as mesmas, o que pode alterar são algumas datas locais, costumes e principalmente a cultura de cada país.
Imagine uma viagem para África do Sul – o país está numa zona temperada, mas como seu território é extenso, existem vários climas.
Segundo minha pesquisa, os melhores meses para visitar o paraíso dos animais é de março a junho. Já para fazer um safari no Parque Nacional Kruger o ideal é no inverno, entre julho e agosto. São tantos detalhes que precisamos estar atentos ao custo x benefício.
Por aqui, julho é mês de férias, mas por lá é a melhor época para visitar; ou talvez o melhor mês seja agosto, um pouco mais em conta. Esse tipo de pesquisa e informação podemos ter na internet, mas procurar uma agência especializada também faz toda a diferença.
Acredite, a vigem dos sonhos é possível e muito mais próxima de nós do que pensamos.
Turistar é se encantar com o mundo espetacular que vivemos!
Turistar é aprender!
Turistar é acabar com os preconceitos!
Bóra ser feliz!
Pós-graduada em Habilidades Gerenciais, com formação em Marketing e vasta experiência na área de Turismo, atua como Gestora Executiva e Relacionamento do Atibaia e Região Convention e Visitors Bureau.
Empresária e consultora, atua nos Conselhos de Turismo, Monumento Natural da Pedra Grande e Parque Grota Funda. Defensora do cooperativismo e associativismo, sempre conectada aos principais temas relacionados ao Turismo onde atua há 21 anos.