Fique por dentro das notícias do terceiro dia da 32ª edição da Future Print

A 32ª. edição da FuturePrint continua apresentando novidades e fortalecendo o segmento da comunicação visual, sinalização, impressão 3D, impressão digital têxtil, serigrafia, brindes e materiais promocionais. Nesta sexta-feira destacamos a palestra da Luana Dias, do Dona de Gráfica, e a palestra do Nilson Tsuji e Flávio Santos com o Workshop ACM 3Dambas dentro do Fórum FuturePrint; o bate-papo com  a Patrícia Maciel, do Entrelinhas Marketing, dentro do Talks FutureTêxtil, o stand da HP que está com uma ação instagramável da Ferrari, e conversamos com dois fornecedores sobre o selo que ganharam por serem empresas que prezam pela sustentabilidade. 

Quer saber um pouco do que aconteceu no terceiro dia da FuturePrint? Confira os destaques!

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Marketing: Os segredos para vender valor agregado e conquistar cliente ouro

Soluções agregadas para o mesmo cliente têm muito mais valor e sai do óbvio e do previsível

Uma das palestras de hoje no Fórum FuturePrint chamou a atenção de muitas pessoas pelo dinamismo e didática de Luana Dias, proprietária do Dona da Gráfica. Administradora, especialista em gestão de negócios e marketing pela UFMG, Luana aprendeu toda a parte técnica de uma gráfica com o apoio do seu pai. Mas para ela isso não era o suficiente, e depois de muito estudo e prática, criou e desenvolveu o seu próprio método, o FDG – Formação Dona de Gráfica, e hoje oferece cursos com o mesmo nome para quem quiser aprender a técnica.

Durante a sua palestra, Luana enfatizou que o marketing é uma ferramenta fundamental para as empresas que desejam vender valor agregado e conquistar clientes fiéis. Mas para isso é preciso seguir alguns segredos que podem fazer toda a diferença no sucesso das estratégias de vendas.

O primeiro segredo é conhecer bem o seu público-alvo, pois é fundamental entender as necessidades, desejos e expectativas dos consumidores para que se possa oferecer um produto ou serviço que realmente agregue valor ao que eles precisam. Outro segredo é comunicar de forma clara os benefícios do seu produto ou serviço. Segundo Luana, destacar os diferenciais e mostrar como eles podem atender às necessidades do cliente é uma excelente alternativa para conquistar a confiança do cliente.

Além disso, é importante oferecer um atendimento de qualidade, que seja ágil, eficiente e personalizado, pois os clientes valorizam a atenção e o cuidado que as empresas têm com as suas necessidades, o que pode ser um diferencial na hora da compra.

“É fundamental manter um relacionamento próximo com os clientes, seja por meio de ações de pós-venda, programas de fidelidade ou redes sociais. Oferecer um atendimento de qualidade mesmo após a compra pode ser determinante para conquistar a fidelidade dos clientes e garantir o sucesso a longo prazo”, diz Luana.

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Talks Future Têxtil traz palestra sobre como turbinar as vendas no Instagram

Patricia Maciel, da Entrelinhas Marketing, apresentou insights importantes sobre como utilizar a rede social para incrementar as vendas

“Você sabe que o Instagram é essencial, né?”. Patricia Maciel começou a palestra “Gestão e Empreendedorismo:  como turbinar as vendas utilizando o Instagram” com essa pergunta, carregada de afirmação. Segundo dados do relatório Digital Brazil 2023, o país reúne 113,5 milhões de usuários na rede, que gastam cerca de 16 horas por mês na plataforma e com 64% que afirmaram já terem comprado produtos  através do instagram.

A premissa apresentada por Patrícia desdobrou alguns aspectos sobre as diferenças entre perfis pessoais e profissionais e a importância de consolidar a marca com o auxílio das métricas (alcance, engajamento, desempenho de postagens), como utilizar ferramentas de promoção (Meta Ads) e os desafios para a construção de uma bio consistente.

Dentre as principais dicas para a construção da bio, a palestrante trouxe alguns tópicos importantes, entre eles: descrição clara e concisa, destacar os serviços principais, criar destaques nos stories e sugerir palavras-chaves acompanhadas de conteúdos relevantes.

A relevância do conteúdo é construída a partir da autoridade de cada página, construída através de postagens que possam responder perguntas como “Quais assuntos potenciais clientes estão buscando mais?” “Quais são as principais dificuldades?” “Quais são as curiosidades que o público quer saber?” Dessa maneira, é importante o empreendedor se colocar sempre no lugar de quem está comprando e definir temas atrativos para o público.

Alguns pontos técnicos podem fazer a diferença, como boas fotos com recursos de edição e formatos diferenciados para a apresentação dos produtos. A compreensão do seu cliente ideal e a definição da persona é o “pulo do gato” para a construção de uma rede eficaz e que traga o que cada um mais deseja no final do dia: consolidar vendas. 

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Projeto Better Stands na FuturePrint promove redução de resíduos

Iniciativa premia espaços criados com reutilização de materiais

A Informa Markets, líder global na organização de eventos, lançou a iniciativa Better Stands na FuturePrint, visando reduzir significativamente o desperdício de materiais utilizados na construção de estandes. Estimativas do setor indicam que até 70% dos insumos, como madeira, plástico e metal, não são reutilizados, contribuindo para um alto volume de resíduos. A Informa Markets identificou que os estandes descartáveis correspondem a 50% da pegada de carbono de uma feira.

A meta do Better Stands é que até 2030 todos os estandes dos eventos da Informa Markets sejam sustentáveis. Para alcançar esse objetivo, a iniciativa propõe uma mudança de comportamento em toda a cadeia de valor, incluindo promotores, organizadores, expositores e montadoras. O programa criou uma escala de três categorias de sustentabilidade: Bronze, Prata e Ouro, incentivando as empresas a adotarem práticas de reutilização de componentes dos estandes.

Os benefícios de aderir ao Better Stands são diversos, incluindo a redução de desperdício de materiais, diminuição do impacto ambiental, menor tempo e custo de construção, e aumento da segurança. Empresas participantes serão reconhecidas com selos de sustentabilidade durante os eventos. Na FuturePrint 2024, expositores como Adesivos Paulistas, Megagraphic e SAI já estão destacados com o selo Ouro.

“Ficamos muito felizes com o prêmio e colocamos o selo em destaque, ao lado do nosso catálogo. Nosso estande foi criado como uma forma de minimizar custos e impactar menos no meio ambiente. Na fábrica, quando temos sobra na máquina, o que chamamos de “borra”, nós mandamos para a reciclagem. Dependendo do material, até utilizamos para reprodução”, explica Murilo Consoles, gerente de vendas da Adesivos Paulista.

“Foi uma surpresa esse prêmio, uma surpresa bem agradável. A GL Events desenvolveu o projeto e nos direcionaram para as melhores opções para a construção do estande. Acredito que essa iniciativa é super favorável, pois temos que pensar no planeta e precisamos ser conscientes de nossas escolhas. Nesse sentido, o mercado gráfico vai andar por um caminho mais ecológico”, destaca Francielly Avancini, coordenadora de markentig da Megagraphic. 

Segundo Francielly, a empresa também desenvolve outras ações. “No momento, a Megagrafic faz ações como reutilização de tecidos e papéis utilizados na feira, e a oferta de um portfólio de produtos menos agressivos ao meio ambiente é uma iniciativa que adotamos. Um dos nossos produtos tem o selo europeu Greengard, certificando que é ecologicamente adequado”, destaca.

“Estamos muito felizes com este reconhecimento. É o resultado de um trabalho de várias equipes que se empenham para entregar projetos cada vez mais sustentáveis. Nossa preocupação é aumentar continuamente os índices de reutilização dos nossos materiais, sempre alinhados às políticas ESG do Grupo GL e de todos os nossos clientes”, destaca Mariana Dias, gerente técnica de projetos e ESG da GL Events Live. A empresa é responsável pela concepção e execução dos vencedores SAI e Megagrafic.

Desde 2017, a sustentabilidade é um pilar fundamental na Informa Markets, com iniciativas implementadas no Brasil desde 2022. O programa global FasterForward busca integrar ações sustentáveis em todas as operações, através dos pilares Faster to Zero, Sustainability Inside e Impact Multiplier, comprometendo-se a tornar a empresa carbono neutra até 2025 e a incorporar conteúdos sobre sustentabilidade em todos os seus eventos.

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HP marca presença na FuturePrint com espaço instagramável da Ferrari

O stand da HP está com uma ação sobre a Fórmula 1 e conta com um espaço instagramável para os participantes tirarem fotos com imagens dos pilotos da Ferrari, Charles Leclerc e Carlos Sainz, e com um dos carros da equipe. Os visitantes têm a oportunidade de tirar diferentes tipos de fotos, garantindo uma experiência única. Patrocinadora máster da Ferrari desde abril de 2024, a HP imprimiu as imagens do espaço com as suas próprias máquinas, com sobreposição de imagens e uma excelente qualidade. Uma experiência única para os amantes do automobilismo e da inovação tecnológica.

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Workshop ACM 3D: tendência e mão na massa no Fórum FuturePrint

Nilson Tsuji e Flávio Santos apresentam workshop completo com uma das tendências do mercado de ACM, as peças 3D.

No encerramento do Fórum FuturePrint desta sexta-feira (12), Nilson Tsuji e Flávio Santos conduziram o Workshop ACM 3D, destacando as aplicações práticas deste material versátil. Nilson, especialista em ACM, e Flávio, professor e artista 3D, mostraram como criar peças tridimensionais de forma acessível, com um passo a passo claro e didático. Ambos são embaixadores digitais da FuturePrint e conquistaram o público com suas apresentações dinâmicas e informativas.

Flávio iniciou a sessão explicando a importância da modelagem 3D e os desafios comuns ao integrar peças 3D em projetos maiores. Além disso, destacou o uso do Sketchup como uma ferramenta eficaz e intuitiva para design 3D, enfatizando a necessidade de começar com formas geométricas simples e desenvolver a volumetria a partir daí. Nilson complementou com insights técnicos cruciais para a montagem do ACM, alertando sobre as dificuldades com dobras invertidas e a importância de trabalhar com bons fornecedores.

Durante a criação do design, Nilson e Flávio abordaram técnicas para garantir um acabamento visualmente atraente e funcional. Eles destacaram a importância de incluir todos os recortes necessários e sugeriram a utilização de plugins como o “Flattery” para facilitar a planificação das peças. Flávio também explicou como evitar problemas com encaixes utilizando estiletes e lixadeiras para ajustes finos, enquanto Nilson sugeriu o uso de estruturas de alumínio como uma alternativa econômica ao aço.

Ao final do workshop, os participantes foram convidados a praticar a montagem das estruturas e peças de ACM, sob a orientação dos especialistas. A experiência prática proporcionou aos visitantes uma compreensão aprofundada das técnicas discutidas, consolidando o aprendizado e reforçando a aplicabilidade das soluções apresentadas.

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