Estamos num período de franco debate e reconhecimento das Cadeias Produtivas, no estado de São Paulo, muitas buscando o seu reconhecimento e, além disso, tendo que mostrar o seu nível de organização e integração o que demonstra o quanto toda comunidade quer gerar valor e estruturar o desenvolvimento dos Municípios e da região de forma planejada e inclusiva.

Participo deste processo há mais de vinte anos e poder acompanhar a transformação e as novas tendências do mercado e do estilo de vida das pessoas é um desafio que traz resultados à todos os envolvidos.

Novos segmentos de atividades surgiram, novas gerações foram mapeadas e estão sendo muita pesquisadas e discutidas e tudo isso precisa ser integrado ao nosso cotidiano e a nossa realidade.

Tanto se fala em transformação digital, mapeamento de processos, integração de sistemas e tantos outras novas abordagens, mas não podemos esquecer da inclusão das pessoas e da necessidade de entender o novo cenário e o poder gerar uma melhor qualidade de vida às pessoas.

Estamos trabalhando muito no reconhecimento de quatro Cadeias Produtivas e de um Centro de Inovação Tecnológica, em Atibaia, mas isso só fará sentido se for um trabalho desenvolvido por um time que envolva diferentes elos e atores com um mesmo propósito.

Há muitas vocações que são facilmente identificadas em vários Municípios, por exemplo, é fácil dizer que Atibaia é a terra das Flores e do Morango e que a atividade industrial e logística tem se fortalecido muito, principalmente em virtude da sua localização privilegiada. Porém, como fazer que todos estes atores trabalhem em conjunto, buscando uma ação estruturada? Como mapear as dores, os anseios e as expectativas de cada um e apresentar propostas e projetos que poderão atender muitas demandas numa ação de um Time?

Com esse panorama, entendo que há muita necessidade de integrar todos os envolvidos: poder público, organizações sociais, empresas de todos os portes, institutos de ciência e tecnologia, instituições de ensino, startups e os demais envolvidos.

Com um trabalho, planejado, estruturado e que conecte todos os atores podemos formar os mais variados polos produtivos, fortalecendo muito a pesquisa e o desenvolvimento de inovação e tecnologia, pois, entendendo as dores, podemos buscar soluções, que podem estar em ações muito simples, como gerar o contato entre os elos da cadeia, que estão muito próximos, mas se quer se conhecem, gerando assim novos negócios e melhorando o resultado de toda a cadeia, até o desenvolvimento de ações estruturadas que poderão transformar a realidade de todos os envolvidos na cadeia produtiva.

Num mundo com tantas mudanças e com tantas incertezas, fortalecer o desenvolvimento sustentável de um Município e de uma região, que possibilite a sua independência e soberania, para direcionar o seu futuro e traçar uma jornada focada em um Plano Diretor de fato adequado e antenado a realidade, vai mudar a realidade de toda a comunidade.

Portanto, precisamos juntar o conhecimento de todas as gerações e formar um Time multidisciplinar com o propósito de escrever uma nova história e trilhar uma nova jornada de TRANSFORMAÇÃO e isso, requer atitude, pois os problemas e as aflições sempre existirão, aliás, como o próprio Jesus disse.

Lembrem-se, “tudo parece impossível até que seja feito”.

Num trabalho conjunto, podemos mudar a realidade.

Confia! Acredite! Tenha fé e atitude!

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *