A etapa prática no caderno de resoluções do franqueado.
Lançar-se em um novo negócio, mesmo que dentro de uma área de vendas já conhecida, não é fácil e esse argumento é demasiadamente clichê, porém pouco explorado. Já é passado o tempo das frases de efeito que pouco ou muito pouco produzem além de ânimo e pouco ritmo. É preciso ir além do óbvio para se destacar em qualquer ramo de atividade. E o que você tem feito?
De certo, não podemos deixar de considerar o básico, porém é preciso olhar, analisar e determinar as etapas que precisam ser percorridas. Sejam quais forem suas etapas, otimizar, aqui, se mostra palavra de ordem e não tem relação com redução de pessoas. Otimizar a operação em nosso caso está diretamente relacionado em saber em que ponto da esteira devemos posicionar o efetivo da equipe. Investir em otimização visa melhorar a eficiência e, por consequência, aumenta a satisfação do cliente externo pois colaborou na transformação dos conceitos do cliente interno: colaborador. Ao gerar valores para seu time, constrói-se uma relação, uma teia mais forte e difícil de se romper.
A gestão, por sua vez, precisa, sim, ter controle sobre o que se produz, não deixando de investir em quem produz; uma vez que existem transformações que se darão apenas no âmbito da cultura empresarial existente, ou da criação de uma. É preciso olhar a tecnologia para o homem e o seu homem diante dessa tecnologia. Avaliando ambos, calibrando o olhar daquele que desenvolve para sua empresa, respeitando os valores assumidos e, assim, calibrando a empresa para as necessidades latentes de cada período.
É preciso ter ‘inteligências’ para lidar com as demandas, mas também identificar quais inteligências estão sob seu domínio para que se possa buscar as que não estão. Atualmente, a Inteligência Artificial assume muitos campos dentro de metodologias e processos, sendo uma parte mais lógica, repetitiva que é – contudo – alimentada por um banco de dados criado por uma pessoa. Essa é uma das chaves. O conhecimento que essa pessoa precisa deter, reter, compartilhar.
Ao investir de modo significativo na capacitação e suporte pessoal e profissional da sua empresa, o resultado esperado pode não ser apenas aumentar oportunidades de sucesso em negociações ou vendas; mas sim criar um relacionamento duradouro de dentro para fora de sua instituição. Bons profissionais têm seus preços. Que tal construir o seu conforme sua jornada? O resultado pode ser maior retenção de talentos, de expertise, bem como a difusão de processos de melhorias com crescimento sustentável, construindo jornada e reputação, consolidando seu resultado como marca, modelo. É preciso capacitar com foco em desenvolvimento. Desenvolvimento de todas as frentes de sua operação.
Empresário no Segmento de Franquias com experiência em Gestão de Clientes Corporativos há mais de 25 anos. Multiprofissional formado em Comunicação com habilitação em Jornalismo pela UVA – Universidade Veiga de Almeida (RJ), com experiência em documentário, fotografia, rádio e produção de conteúdo pela Agência ZeroUm, SP.