Clube Recreativo Atibaiano

Fotos: Arquivo do Clube Recreativo Atibaiano.

Da Redação. Reportagem: Thiago Santinho. Colaborou: Elaine Lina.

Conhecido por seus bailes tradicionais, o espaço expandirá seu enfoque para abarcar novas práticas e atividades e, assim, alcançar também novos públicos.

No dia 1° de agosto deste ano o Clube Recreativo Atibaiano completará 125 anos de existência. E com a aproximação da data há em andamento uma repaginação de abordagem em curso. Até hoje, o principal objetivo do clube sempre foi propiciar atividades dançantes e de confraternização aos cidadãos, e sua história está intrinsecamente ligada à da cidade. São diversas as atrações oferecidas, entre as quais estão shows, aulas de dança de salão, flashbacks, tai chi chuan e, principalmente, o tradicional baile, pelo qual o espaço é mais conhecido. 

Luiz Ruivo

A ênfase principal do clube é a dança, mas isso dever mudar em breve, como afirma o presidente do clube, Luiz Ruivo, que assumiu o cargo em 2021: “A dança é extremamente saudável, alegre, motivadora, promove um relacionamento social importante; nós entendemos que isso é necessário, porém não é mais suficiente”. Este viés tradicional durante muitos anos marcou a atuação do espaço. Mas considerando o Artigo 3° de seu estatuto, que prevê um provimento de reuniões culturais, artísticas, dançantes e de confraternização, surgiu então a ideia de ampliar o escopo de suas atividades, contemplando também os outros itens que até o momento ficaram à margem: “Queremos dar mais ênfase à arte, cultura, literatura, congraçamentos, além dos bailes”, explica Luiz. Trata-se de uma mudança de cultura que, na visão do presidente do clube, poderá, inclusive, atrair novos públicos: “Nós queremos atrair todos os nichos e todas as idades. Queremos levar o público jovem, meia-idade, mais adulto, queremos levar todas as classes sociais, etnias, enfim”.

A atualização das possibilidades de atuação do Clube Recreativo de Atibaia atinge não só a forma como ele é hoje mas também como ele deve vir a ser conhecido futuramente: “Estamos fazendo com que o clube passe a ter também um forte viés para a cultura e a arte, e daí passamos a atribuir ao nosso espaço a denominação de Espaço Cultural Recreativo. Faz parte dessa nova cara, nova identidade”, afirma Luiz, que, em consonância com a intenção de atrair um público mais amplo, enxerga essa expansão como um benefício para a sociedade como um todo: “A intenção é justamente fazer com que, em especial através da cultura e da arte, se possa abrir, de forma bastante universalista, o nosso clube a todos os segmentos”.

Atualmente, o clube dispõe de apenas quatro funcionários e menos de cinquenta sócios – cada um dos quais contribuindo mensalmente com um valor simbólico de R$ 50,00. Mas o remodelamento cultural do clube vem contando com uma grande participação da sociedade e, entre este público, encontram-se intelectuais, advogados, artistas, políticos, promotores culturais e o comércio em geral. Para Luiz, este apoio é bem-vindo: “Enriquece, sem dúvida nenhuma, todos os nossos projetos e nossa visão”. O desejo, no entanto, é que a participação seja maior e que o número de sócios também aumente: “Um dos objetivos da nossa gestão é ampliar nosso número de sócios”. E acrescenta: “Nosso apelo, no momento, é fazer com que a sociedade entenda que o clube é patrimônio da cidade. E se é da cidade, pertence ao cidadão, à cidadã. A participação da comunidade fortalece nossa entidade, enriquece, traz novas ideias, projetos. Enfim, é o que nós estamos buscando fazer em parceria com a sociedade, da forma mais ampla possível”. Essa busca se estende, inclusive, ao setor empresarial: “Estamos buscando parcerias também junto a empresas. Não está muito fácil em função de toda a situação econômica do país, mas estamos buscando e estamos tendo alguns resultados”.

Além dos apelos e procedimentos citados, Luiz explica que a atualização do clube, que também tem a intenção de trabalhar mais a questão da inclusão social, poderá vir de mais frentes: “Os investimentos virão, em parte, dos associados. Mas também de possíveis patrocinadores dos eventos relacionados às nossas diversas atividades – e esses patrocinadores poderão vir da indústria, do comércio, enfim, de várias frentes”. E revela o intuito de criar um canal especificamente voltado para esse fim: “Nós estamos pensando, também, em desenvolver um projeto com vistas a essa captação”.

festa atibaia no recreativo
Baile de Aniversário de 357 anos de Atibaia no Recreativo (11/06/22). Da esquerda para a direita: o Presidente da Câmara Municipal, Júlio Mendes e sua esposa Tatiana; o presidente do Clube Recreativo, Luiz Ruivo; o prefeito da cidade, Emil Ono e a primeira dama, Tamy Ono; o vice-prefeito de Atibaia, Fabiano de Lima e sua esposa, Fátima.

Um livro para uma história

A longevidade do clube não poderia passar em branco e, para tanto, foi preparado um livro buscando dar conta de documentar os seus 125 anos de história. A obra foi escrita por Gilberto Santana, ex-prefeito e historiador da cidade. Já o projeto gráfico e de Célio Ribeiro, um artista importante plástico de Atibaia. Sobre o status do projeto desse livro, Luiz detalha: “O livro está pronto, mas falta viabilizar financeiramente sua publicação e distribuição, que tem um orçamento estimado entre 30 e 40 mil reais. Entendemos que essa será uma contribuição histórica do clube para com a sociedade atibaiense. A nossa intenção é obtermos essa condição e publicarmos esse livro até agosto – a tempo das comemorações oficiais do aniversário do Recreativo”.

Com o boneco do livro já impresso, Luiz espera apenas poder angariar recursos de patrocinadores para que, finalmente, a narrativa do Clube Recreativo Atibaiano esteja fixada e ao alcance das mãos. Segundo o gestor, o desenvolvimento deste livro surge para consolidar materialmente a história do clube. “A ideia é que, através de suas páginas, o leitor possa ter acesso à memória de um clube que por mais de um século agraciou a cidade com suas festividades e que agora abre-se a uma expansão cultural inédita”, finaliza.

Serviço:

Clube Recreativo Atibaiano:

Endereço: Praça Claudino Alves, 125 – Centro, Atibaia – SP, 12940-800

Telefone para informações e programação: (11) 4412-8962

*Interessados em patrocinar o livro devem contatar Nereide Nogueira, pelo telefone (11) 99696-3506.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *