Maior evento do país sobre investimento social, o Congresso será realizado do dia 12 a 14 de abril, no Memorial da América Latina, em São Paulo

O 12° Congresso GIFE, maior evento sobre Investimento Social do país, começa amanhã e traz o tema Desafiando Estruturas de Desigualdades. Entre os dias 12 e 14 de abril, o público presente poderá conferir as principais discussões sobre como a filantropia pode ajudar a construir um país mais justo e equitativo. O evento será realizado no Memorial da América Latina, na capital paulista.


Um dos nomes confirmados é o do autor, ativista e especialista em raça, riqueza e filantropia Edgar Villanueva, que participará da plenária de abertura “Desafiando Estruturas de Desigualdades”. Indígena americano do povo Lumbee, da Carolina do Norte, é fundador do Decolonizing Wealth Project, organização que aconselha instituições nacionais e internacionais, incluindo filantropos e empresas Fortune 500, sobre estratégias de impacto social e investimento para promover a equidade racial.
 

Além dele, estarão presentes lideranças do setor privado, dirigentes de organizações da sociedade civil, acadêmicos, consultores e representantes de governos. Entre palestrantes confirmados estão a Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; a coordenadora do setor de Educação da UNESCO, Rebecca Otero; a secretária estadual de Juventude do Maranhão, Tatiana de Jesus; a liderança indígena Dada Baniwa; o jornalista Vinícius Martins, além de diversos representantes de ONGs, projetos e fundações, profissionais ligados à causa filantrópica e também da comunicação.

Para saber mais sobre o evento, conhecer todos os palestrantes, ficar atualizado sobre o que está acontecendo por lá e se credenciar, acesse o site.

Plenárias

Esta edição terá quatro plenárias centrais. A primeira delas, que será a atividade de abertura do evento, no dia 12 de abril, e tem como tema “Desafiando Estruturas de Desigualdades”. A segunda plenária acontece no mesmo dia e discutirá discutirá os riscos que o desequilíbrio social representa para a democracia e qual o papel da sociedade civil em relação à defesa do Estado de Direitos.

Já na quinta-feira, dia 13, a plenária “O investimento social está pronto para promover equidade racial?” abrirá o dia. Por fim, no terceiro e último dia do Congresso (14 de abril), a discussão que encerra o evento será sobre “Educação para a emergência climática: formando cidadãos para o desenvolvimento sustentável”.

Outras programações

A programação contará ainda com cerca de 20 mesas de discussão, onde serão abordados temas como desigualdades, saúde, educação, comunicação e diversos outros assuntos transversais que dialogam com a filantropia .

Haverá também a exibição do documentário “O Território”, sobre o povo indígena Uru-eu-wau-wau, que viu sua população diminuir e sua cultura ser ameaçada desde o contato com os brancos brasileiros. O filme tem direção de Alex Pritz e produção de Gabriel Uchida, que estará presente no Congresso.

A programação completa pode ser conferida por este link.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *