Você sabia que existem mais de 10.500 equipes de empresários em todo o mundo que se reúnem semanalmente para trocar referências e incrementar suas redes de contatos? E que todos estes grupos seguem uma metodologia, testada e validada por uma empresa que está há 37 anos promovendo networking qualificado, com a incrível marca de 18 bilhões de dólares em negócios fechados nos últimos 12 meses?

O BNI – Business Network International – é uma organização internacional de referências de negócios, que atua em todos os continentes e está, há 37 anos, sistematizando o método de fazer marketing de referência de forma efetiva e lucrativa.

Com uma plataforma de educação muito bem estruturada e com estudos sobre comportamento humano, o BNI pôde mapear as formas ideais para que todo relacionamento de negócios tenha efetividade, seja como um canal para chegar a um cliente desejado, seja para o fechamento de parcerias estratégicas para atuar no mercado.

Semanalmente e sempre muito cedo (alguns grupos se reúnem às 6h), membros de grupos pré-definidos e separados por áreas geográficas, se reúnem para trocar suas experiências da semana que passou e para trazer para os membros os negócios que foram captados ao longo do mesmo período.

Cada membro tem, de maneira ordenada e metódica, um tempo para apresentar a sua empresa para o grupo e para convidados, que são sempre muito bem-vindos, porque ampliam a possibilidade de fechamento de negócios.

Todas as cadeiras do grupo são determinadas por área de atuação e não há dois membros que atuem na mesma atividade, embora possam atuar na mesma área. Esta atuação, pré-determinada, dá ao membro o título de especialista na função que representa.

Com as apresentações sistemáticas e repetidas semana a semana, o grupo passa a conhecer o trabalho do colega e passa a referenciá-lo para sua rede de contatos, aumentando assim a capilaridade do trabalho oferecido pelo membro referenciado.

As reuniões duram, em média, 2 horas e podem chegar a ter 100 membros. Todos os negócios fechados são lançados em uma plataforma que compila os dados e estes são apresentados ao grupo semanalmente, para que todos possam comemorar os números alcançados.

Fora das reuniões, os empresários precisam cumprir uma rotina de cursos (disponibilizados pelo próprio BNI em sua plataforma) de formação em relacionamento com o mercado, com a metodologia e com o grupo. A atuação do membro é traduzida em uma pontuação que é exibida ao grupo, e indica para todos o grau de engajamento do participante.

Negócios da ordem de milhões de Reais já foram fechados com os grupos que atuam em nossa região e um deles é o BNI Gold, que atua em Atibaia e está há cinco anos fazendo bons negócios em nossa região. O BNI Gold possui atualmente 30 membros que geram negócios e neste mês de janeiro bateram a marca de R$ 9 milhões.

Gostou? Quer saber mais sobre o BNI Gold? Deixe seu comentário neste artigo. Nas próximas semanas iniciaremos a apresentação dos membros.

Até lá!

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