criptomoedas

Foto: Divulgação

Pesquisa revela que existem 22% de investidores brasileiros aplicando em criptomoedas. Especialista ressalta que desafio de atrair e reter clientes é grande, especialmente com a Geração Z, que representa grande fatia do mercado consumidor hoje.

Não é novidade que o consumidor esteja cada vez mais exigente. E na busca por atrair e reter clientes, varejistas têm investido fortemente em novas modalidades, como criptomoedas, que têm sido a aposta de muitos na busca por estreitar o relacionamento com o consumidor, principalmente com a Geração Z — responsável por grande parcela do mercado consumidor hoje.

A pesquisa global “O fenômeno cripto: atitudes e usos do consumidor”, realizada pela Visa, em parceria com a consultoria LRW, entre agosto e setembro do último ano, revela que as criptomoedas estão ganhando cada vez mais a confiança dos brasileiros. Hoje, 22% dos brasileiros utilizam criptomoedas ativamente por meio de investimentos próprios ou por transações comerciais.

Para Gustavo Frachia, sócio da Fidelis Fintech, plataforma que reúne soluções financeiras em Banco Digital e Crypto Exchange com Programa de Recompensas, a prioridade de grande parte dos consumidores mudou radicalmente nos últimos anos e algumas marcas ainda não entenderam essa mudança cultural: “é desafiador entender essas atualizações, no entanto, é preciso que os varejistas se adaptem rapidamente, já que alguns valores para o cliente são diferentes daqueles praticados há uma década”.

Um exemplo dessas mudanças, lembra Frachia, são os programas de fidelidade utilizados pelos varejistas. “Se antes o consumidor preferia ter selos e ser fiel apenas a um estabelecimento ou marca, hoje, muitos priorizam mais conveniência para verificar qual é o melhor benefício para aquele momento de vida, seja ter desconto em novas compras, receber dinheiro de volta ou ter a liberdade de investir o dinheiro acumulado, inclusive em criptomoedas”.

É preciso dar liberdade ao consumidor — só assim ele se tornará fiel

Contar com estratégias diferenciadas para fidelizar o consumidor continuará sendo desafiador, no entanto, é fundamental, segundo Frachia, “que o varejista dê ao consumidor total liberdade para que ele decida o que realmente tem impacto em seu dia a dia. Ter programas de fidelidade integrados, que contemplem diferentes estabelecimentos, é vital. O espaço para aprisioná-lo apenas a uma única marca está cada vez menor”.

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