Simplificação, inovação, integração de processos, interoperabilidade de sistemas, redução da burocracia, maior transparência, eficiência e agilidade no atendimento aos cidadãos.
Se juntarmos tudo isso podemos transformar e melhorar a vida das pessoas, pois conseguir usar a tecnologia, o conhecimento e a busca por algo disruptivo e inovador tem que ter como propósito o bem-estar das pessoas.
E quando uma ação envolve o poder público, nas esferas estadual e municipal, a Prefeitura da Estância de Atibaia, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SDE, a JUCESP e a PRODESP, num trabalho conjunto com a iniciativa privada, envolvendo govtechs, a Mitra, com o sistema Empresa Fácil e os contabilistas, em especial, com servidores e profissionais dedicados e apaixonados pelo que fazem, focados em oferecer cada vez mais uma prestação de serviços mais otimizada e disruptiva, que aceitaram o desafio de implantar uma mudança, de sair do convencional o resultado não poderia ser outro. Sucesso! Construímos um sistema inédito no Estado, usando ferramentas disponíveis.
Foram várias reuniões, testes, operações assistidas, erros, falhas, muitos desafios a superar e novos obstáculos que surgiram, porém havia um foco, um propósito maior e ninguém, ninguém desistiu.
Tive o privilégio de participar deste projeto e no dia 02 de julho de 2.025, a Prefeitura da Estância de Atibaia, com a liderança da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, promoveu um encontro para apresentar este projeto que é inédito e piloto no Estado.
O projeto lançado é para desburocratizar e integrar todo o processo de abertura e licenciamento de empresas no Município. Com ele, as pessoas que querem abrir uma empresa em Atibaia utilizam exclusivamente o portal do Integrador Estadual, Facilita SP ou VRE, para a inserção dos seus dados e acompanham todo o processo de Licenciamento de forma virtual e online com total interoperabilidade e integração de todos os stakeholders envolvidos no processo, o que facilita a obtenção das licenças, tanto municipais quanto estaduais. O objetivo é facilitar a vida dos empreendedores e incentivar as atividades econômicas no município.
O projeto desenvolvido, que, como já foi dito, é piloto no Estado de São Paulo, utiliza uma ferramenta disponibilizada, a Coleta Complementar, que com o trabalho árduo de um time que viu a possibilidade de potencializar e inovar o seu uso com a sua customização, que possibilitou a total desburocratização e integração de todo o processo de abertura e licenciamento de empresas, sem comprometer e suprimir os dados e as informações fundamentais para o regular cadastro dos negócios em Atibaia e que, a partir de agora, poderá ser replicado para todos os demais Municípios do Estado de São Paulo.
É o uso da tecnologia transformando a vida das pessoas, num trabalho integrado de um time que se dedicou em criar uma nova ferramenta e que superou os seus limites para entregar uma solução completa.
Reduzir a burocracia e proporcionar maior transparência, eficiência e agilidade aos cidadãos é o foco obstinado de todos os envolvidos, visando dar apoio à geração de novos negócios, facilitar o trabalho dos empresários e contabilistas.
O caminho é longo, problemas vão ocorrer durante a operação do sistema, isso é fato, pois a jornada definida é inovadora e ninguém ainda esteve lá, estamos desbravando e conhecendo na prática.
Os resultados desta ação, que são:
• integração de todo o processo de abertura, alteração e licenciamento de atividade econômica, envolvendo, inclusive, os órgãos municipais;
• a total desburocratização e integração de todo o processo de abertura e licenciamento de empresas
• Simplificação, celeridade e inovação reduzindo a burocracia e proporcionando maior transparência, eficiência e agilidade no atendimento aos cidadãos,.
A ferramenta, desenvolvida por um time que ousou inovar, é pioneira e coloca Atibaia na vanguarda da inovação e do incentivo à economia local.
Agradeço imensamente ao Prefeito e Vice Prefeito de Atibaia, Daniel Martini e Alessandro Roncoletta, ao Secretário de Desenvolvimento Econômico, Annibale Tropi Somma, pelo apoio e confiança, ao time da JUCESP, PRODESP e SDE, liderados nesta ação pelo Celso Dyo Shimizu e pela Laryssa Nascimento, ao time da Mitra, que teve a frente do projeto o Matheus Camargo, as secretarias municipais envolvidas, a Betha Sistemas e ao FANTÁSTICO time da SEDEC, por acreditarem neste sonho e por viabilizarem esta ação. Vocês são demais!
Podemos transformar a vida das pessoas, podemos melhorar a vida das pessoas, podemos dar dignidade e respeito às pessoas.
A Transformação Digital é inclusiva e pode transformar o simples em extraordinário.
Acredite! Tente! Saia do lugar-comum! Ouse! Tenha muita fé e construa uma nova jornada.

Empreendedor-raiz e com uma experiência de mais de 30 anos em gestão, Adilson é administrador de empresas, pós-graduado em Docência para a Educação Profissional Tecnológica (EPT) pelo IFSP. Já atuou em cargos de gestão tanto em empresas da iniciativa privada quanto em gov-techs, tendo sido determinante para a criação do programa Conecta, além do reconhecimento de Atibaia como Arranjo Produtivo Local (APL) em Agronegócio e TI. Com uma ampla experiência como palestrante e professor, acredita que a educação agrega valores de excelência na transmissão de conhecimentos, possibilitando o desenvolvimento humano e tecnológico focado nas necessidades e dores da sociedade.

