Hoje trago a vocês uma tendência mundial, um novo olhar para o turismo!
O conceito de “destino turístico inteligente” foi definido pela Sociedad Mercantil Estatal para la Gestión de la Innovación y las Tecnologías Turísticas, S.A.M.P (SEGITTUR), em 2013, na Espanha como “um espaço turístico inovador, acessível a todos, consolidado sobre uma infraestrutura tecnológica de vanguarda que garante o desenvolvimento sustentável do território, que facilita a interação e integração do visitante com o entorno e incrementa a qualidade da sua experiência no destino e a qualidade de vida dos residentes”.
Seus principais pilares são: Tecnologia, Governança e Sustentabilidade.
Alguns exemplos simples: Quando uma cidade disponibiliza WiFi em todos os pontos públicos ( museus, parques e praças) onde o turista ou morador pode acessar sem cobrança, ou quando temos totens interativos espalhados pelos pontos turísticos;
Politicas públicas voltadas para as atividades integradas e multi setoriais, alavancando a economia colaborativa;
Fomento da cadeia produtiva seja de artesanato, agricultura, eventos, entre outros. São formas de gerar sustentabilidade social;
Tudo isso aliado a importância da preservação ambiental, como gerar menos lixo, reaproveitar resíduos, são pontos pré estabelecidos na ODS para 2030 ( Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ONU ) e que fazem parte dos pilares acima citados.
Algumas das principais características deste projeto são:
• Garantir maior competitividade ao setor;
• Possibilitar experiências de qualidade aos turistas;
• Ser integrados e interativos;
• Oferecer acessibilidade;
• Espaço turístico inovador;
• Tecnologia de ponta;
• Valorizar o capital humano;
• Focar no desenvolvimento sustentável;
• Gerir os recursos de forma eficiente.
Portanto o Destino turístico inteligente é algo possível e que pode contribuir para alavancar um destino, trazendo um diferencial e acima de tudo, qualidade de vida para os munícipes e turistas.
É um processo de médio e logo prazo, mas que pode ser alcançado, só depende de cada um de nós.
Pós-graduada em Habilidades Gerenciais, com formação em Marketing e vasta experiência na área de Turismo, atua como Gestora Executiva e Relacionamento do Atibaia e Região Convention e Visitors Bureau.
Empresária e consultora, atua nos Conselhos de Turismo, Monumento Natural da Pedra Grande e Parque Grota Funda. Defensora do cooperativismo e associativismo, sempre conectada aos principais temas relacionados ao Turismo onde atua há 21 anos.