Foto: Divulgação (cedida pela Dexco).

Da Redação. Reportagem: Thiago Santinho.

Aquisição amplia o portfólio de revestimentos cerâmicos da Dexco.

Em meio à constante movimentação do mercado, muitas empresas procuram investir para crescer ainda mais, seja expandindo o escopo de seus negócios, ampliando sua área de atuação ou adquirindo o capital de outras empresas, visando a uma diversificação de seu portfólio. É o caso da Dexco, que em 21 de dezembro de 2021 fez a total aquisição da Castelatto, empresa com 20 anos de história e líder no segmento de pisos e revestimentos de concreto arquitetônico. Localizada em Atibaia (SP), a Castelatto exporta para mais de 14 países.

Segundo Gilmar Menegon, diretor de operações e revestimentos da Dexco, a compra ocorreu para suportar o plano de investimento de R$ 2.5 bilhões da empresa, cujo objetivo é o crescimento orgânico e por aquisições, e foi feita ao múltiplo de 7,1 vezes EV/EBITDA sobre o resultado esperado para o ano de 2021, não devendo influenciar de forma significativa na estrutura de capital da Dexco. “Com a Castelatto a companhia começa a atuar no segmento de revestimento em concreto arquitetônico e reforçar sua presença no mercado de alto padrão”, afirma o diretor.

Para Menegon, a compra é viável porque complementa o portfólio de revestimentos cerâmicos da Dexco. “A Castelatto tem um produto único no mercado, inventou o conceito de concreto arquitetônico no Brasil, com design exclusivo, proporcionando a personalização de fachadas, escadas, piscinas”, explica. O diretor ainda ressalta que a compra reforça a presença da companhia no mercado premium, no qual a Dexco atua hoje com produtos das marcas Portinari e Ceusa.

Embora a Dexco tenha adquirido 100% da Castelatto, a aquisição não se consumou com o intuito de aumentar o tamanho da Dexco – o objetivo do negócio, de acordo com Menegon, é diversificar o portfólio da empresa: “Com a Castelatto, a companhia entra em um segmento complementar ao nosso de Revestimento Cerâmico”, esclarece. E salienta: “Um dos pilares da aquisição era manter a identidade da marca. O negócio continuará operando da mesma maneira, preservando o processo produtivo quase artesanal, assim como o portfólio de produtos e canal de vendas”.

Ao objetivar a diversificação de seu portfólio com a compra, a Dexco absorve, assim como provê, novos conhecimentos processuais – Menegon garante que a aquisição não causará mudanças significativas nos negócios da empresa, e diz que o foco é a geração de oportunidades para a Dexco e a Castelatto na troca de know-how, reconhecendo o modelo de negócios inovador da empresa atibaiana no mercado: “Não tem estoques em loja, trabalham sob encomenda e enviam o produto diretamente ao consumidor, remunerando o lojista pela transação. É um modelo diferente do que atuamos hoje de B2C que queremos conhecer e aprender”, afirma.

De acordo com o diretor, o processo de aquisição foi finalizado no dia 2 de março, com a aprovação do órgão regulador (CADE), e a Castelatto já é uma marca 100% Dexco. Ele reforça a importância da composição do portfólio: “A possibilidade de crescer é muito grande e podemos ampliar aquilo que o mercado demandar”, arremata.

Procurada pela nossa redação, a Castelatto preferiu não se pronunciar.

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