Reportagem: Thiago Santinho

Instituto NielsenlQ estima alta geral de 74% nas vendas. Já expectativa na região é mais modesta – 30%. Roupas, cosméticos e bebidas alcoólicas estarão entre os itens mais presenteados, segundo pesquisa.

O Dia dos Namorados é uma das principais datas para o comércio nacional. Com o fim da pandemia, o ano de 2022 será marcado pela retomada das vendas a todo vapor nas lojas físicas, além das vendas online. A estimativa é que os brasileiros gastem em média R$481, contra os R$276 em 2021 – um aumento de 74% no ticket médio, de acordo com pesquisa realizada pela NielsenIQ.

O estudo aponta que as pessoas que ganham entre R$4 mil e R$11 mil são as mais propensas a comprar algo para o parceiro, representando 31,5% do total dos entrevistados. Em seguida, aparecem as que recebem entre R$ 2,2 mil e R$ 4,4 mil. A pesquisa indicou ainda que roupas e cosméticos estarão entre os principais presentes escolhidos, com destaque também para as bebidas alcóolicas.

Fernanda Tellian
Fernanda Tellian

No município de Mairiporã, a expectativa de aumento é menos otimista, apesar de também ser de crescimento, como informa Fernanda Tellian, presidente da Associação Comercial e Empresarial da cidade, a ACE: “Estamos esperando um aumento de 30% em relação ao ano passado”.

O especialista em logística Fernando Sartori, founder da Uello – logtech que realiza mais de sete mil entregas por dia para mais de 150 clientes, destaca a importância dos lojistas se prepararem para a alta demanda, garantindo a logística necessária para o atendimento dos pedidos dentro dos prazos ofertados, assegurando assim uma boa experiência de compra para os consumidores. “Os consumidores avaliam cada detalhe da experiência que têm com uma loja, desde os descontos e as condições de entrega, a disponibilidade e variedade de itens, até a eficiência no atendimento das trocas ou devoluções. Cada um desses fatores é decisivo na avaliação que o cliente faz da loja e, considerando o aumento previsto para a demanda nesse período, a logística de entrega se torna um fator sensível da operação, que merece todos os cuidados“, ressalta o especialista.  O executivo sugere planos de contingência com parceiros e transportadores alternativos, preparar as equipes para o maior volume de atendimento e manter o nível de qualidade na logística reversa, já que datas sazonais costumam ser marcadas por um alto número de devoluções e trocas de produtos nos dias subsequentes. Já para os consumidores que desejam encontrar as melhores promoções ou descontos, a recomendação é comprar o presente com antecedência, devido ao maior estoque nas lojas.

Vitrinismo e o aumento de vendas

Aproximadamente 90% das informações que obtemos entram pelos olhos e, por despertar o desejo de compra do cliente por meio de estímulos visuais, o vitrinismo faz parte das principais estratégias de venda. Em datas comemorativas, a disputa por vitrines mais atrativas aumenta, destacando-se as vitrines mais criativas e com as melhores disposições dentro do nicho, sendo iluminação e decoração dois dos principais pontos para o sucesso da vitrine.

Montar vitrines temáticas é o segredo para mostrar às pessoas que você tem o que elas procuram. A comunicação visual é fator decisivo, ou seja, é preciso saber como expor os produtos de forma atrativa e, ao mesmo tempo, com um visual que seja condizente com a sua marca.

Uma boa vitrine precisa de elementos que transmitam a essência da marca e, ao mesmo tempo, consiga reverter em vendas, causando impacto no consumidor antes mesmo dele entrar na loja“, destaca Felipe Dias que está à frente da Studio Said, agência com proposta de comunicação voltada ao marketing humanizado.

A maioria das pessoas ainda não sabe exatamente o que comprar para presentear, então, neste contexto, a vitrine fará toda a diferença, atraindo os clientes a fim de demonstrar que a loja tem a solução para o que precisa. A criação dessa atmosfera temática aumenta o interesse do consumidor.

É importante não deixar que a decoração, enfeites e luzes ofusquem os produtos. A vitrine faz parte do visual merchandising e é a porta de entrada da sua loja: se for sobrecarregada com muitos produtos e informações, pode confundir ao invés de ajudar na decisão de compra. Os detalhes devem atrair e levar os olhares aos produtos com um aspecto limpo e sem poluição visual.

Mesmo que temática, a vitrine não pode deixar de reforçar o estilo e passar a mensagem da marca. Amostra do que cada loja pode oferecer, o visual da vitrine deve ter elementos decorativos da data que se harmonizem com estilo e com cores.

É importante não exagerar no que for exposto a ponto de causar poluição visual na apresentação; lembre-se que o equilíbrio é um aliado. Utilize cenários, banners, placas de PVC plotada, tecidos, entre outros. O objetivo é destacar o seu produto e proporcionar uma experiência única e marcante ao seu cliente“, ressalta Dias.

A organização da loja também é importante para passar a mensagem desejada – o visual é importante desde a vitrine até o momento de saída do cliente. Criatividade e decoração refinada trazem originalidade.

Embora não seja interessante que uma vitrine fique mais que 30 dias com os mesmos elementos, não existe uma regra definida em relação ao tempo que a vitrine deve ficar exposta. Mas quando se trata de datas comemorativas, é de extrema importância que a tematização seja retirada assim que a data passar“, conclui Dias.

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