Se você acompanha os colunistas do Jornal Visão de Negócios, já nos ouviu falar sobre o que é empreender, mas vou recapitular.

Empreender é tentar, decidir fazer algo, criar um negócio ou desenvolver uma inovação em uma empresa que já existe. Mas será que é possível começar um negócio sem investir um alto valor de imediato?

Tenho uma boa notícia para você. Sim, é possível!

Se você quer ter uma renda extra ou sonha em ser dono do seu próprio negócio, a melhor forma é você continuar com o trabalho que já possui e iniciar o seu projeto com a segurança de um salário fixo. Isso te permitirá ter tempo para experimentar, testar, e validar a sua ideia, sem a preocupação de ter contas para pagar e a necessidade de um retorno rápido neste novo desafio.

Listei para vocês algumas opções de como empreender, sem ter um alto investimento inicial.

Venda de produtos através de catálogo

Existem várias opções de produtos que podem ser vendidos, com um pequeno custo inicial para adquirir os catálogos, ou em alguns casos nenhum custo.

Venda de cosméticos, perfumes, utilidades domésticas, entre outros.

Produtos de produção própria

Existe algo que você sabe fazer, gosta e os outros elogiam, a ponto de querer comprar? Produtos de alimentação, como bolos, bombom ou trufa, artesanato, etc, são excelentes produtos, já que todo mundo gosta, e você poderá testar o mercado, interesse do público e quem sabe será uma ótima oportunidade para iniciar um negócio.

Revenda para outras marcas

Existem muitos profissionais com excelentes produtos, mas dificuldade para realizar venda, seja por estar focado na operação e faltar tempo para realizar venda, ou falta de habilidade com a área comercial, mas uma coisa é certa, vender pode ser um excelente início para você, além de gerar uma excelente receita, sem necessidade de investimento.

Serviços de Freelancer

Se você não possui habilidade manuais, mas é um excelente profissional em determinado serviço, saiba que isso também pode ser comercializado. Existem sites especializados em venda de serviço, desde mão de obra para a área de construção civil, como marido de aluguel, até criador de arte digital, edição e demais serviços da área de marketing digital.

O importante dessa atuação, é que além de você ter uma renda extra, é possível conhecer melhor o mercado, os clientes e seus gostos, o comportamento do consumidor, a concorrência, e, sem perceber, você estará fazendo um plano de negócios, para ir além em sua vida empreendedora e, quem sabe, viver somente dessa renda.

Agora, se você já sabe exatamente como quer empreender e seu negócio não possui uma estrutura de custo enxuta, pense em parcerias com empresas já existentes, começar de uma forma mais tímida, com baixo investimento.

Lembre-se de pesquisar, validar o mercado, testar a sua ideia, e só depois, realizar grandes investimentos, com isso, o seu negócio já estará mais maduro e as suas chances de ter um retorno mais rápido, serão ainda maiores.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *