O que você faz levantar da cama todos os dias? Essa é uma pergunta simples, mas muito reflexiva. A resposta pode ser “Ikigai”, que significa “razão de ser”. Esse princípio é milenar, vindo do Japão, foi estudado a partir da longevidade das pessoas nas regiões como Okinawa, onde vive-se por mais tempo e com mais saúde.
Trouxe esse conceito não no sentido de ser produtivo, mas para você encontrar sentido em cada atividade que faz, que seja algo que traga realização pessoal.
Sabe quando as pessoas dizem. Eu gosto do que eu faço, mas preferiria fazer o que eu amo? Será que existe uma forma de viver do que você ama fazer?
Utilizar essa ferramenta pode te ajudar a responder essa pergunta. E eu quero trazer esse artigo como forma de você pensar sobre a sua vida e encontrar o seu Ikigai, sua razão de ser.
O que você ama fazer? – Quais são as atividades que você faria sem sentir que está trabalhando? Identifique o que você realmente está apaixonado e liste cada uma dessas atividades.
No que você é bom? – Pense nas suas habilidades. O que você faz com excelência e que você se destaca dos outros?
O que o mundo precisa? – Olhe para fora de si mesmo. Como você pode contribuir com a sociedade? Qual é o problema que você ajuda a resolver?
Pelo que você pode ser pago? – Finalmente, a última pergunta. O que você pode fazer que terá alguém disposto a pagar? Como você pode transformar esse amor e habilidade em algo que também gere lucro.
A imagem ilustra bem que quando reunimos uma atividade que atende essas 4 questões, que são O que você ama fazer, no que você é bom, o que mundo precisa e o que teria alguém disposto a pagar, você encontra a Missão, Vocação, Paixão e profissão, que juntas, formam o Ikigai.
Para quem sonha empreender ou já possui um negócio, ter um propósito claro é muito importante. Sem isso, os desafios do dia a dia se tornam muito mais pesados, e as chances de desistir aumentam. Quando você sabe o porquê está fazendo o que faz, terá força para superar as dificuldades que não são poucas. Empreender com propósito não só traz realização pessoal, mas um diferencial do seu negócio. Clientes e parceiros se conectam com marcas que possuem alma, que mostram que estão no mercado por algo maior que o lucro.
Utilizar esse conceito nos mostra que é possível ganhar dinheiro, fazer o que ama e contribuir para o mundo de forma significativa. Não podemos deixar para ser feliz depois: Depois que chegar nos resultados que espera, depois que conquistar determinada posição, depois que realizar um sonho. Precisamos ser feliz hoje, agora, com o que temos, com as atividades que desempenhamos.
Eu quero compartilhar uma experiência que vivi, e utilizar esse conceito me ajudou a tomar decisões muito difíceis e desafiadoras. Ikigai é sobre viver de forma alinhada com seus sonhos e habilidades e dentro dos meus sonhos estava precisar de menos rodovia para chegar ao meu trabalho, passar mais tempo trabalhando em home office e próximo da minha família. É claro que essa decisão foi muito bem pensada e planejada, mudar de carreira requer abrir mão de muitas coisas que não faziam mais sentido para mim naquele momento. E posso te dizer que estou amando tudo que tenho vivido, na intensidade que escolhi. Agora eu te convido a parar e pergunte para si mesmo:
Por isso, pare e pergunte: Qual é o seu Ikigai? Reflita sobre as quatro perguntas, responda com sinceridade e comece a desenhar uma vida e um negócio que faça sentido para você. Nunca se esqueça: empreender com alma é o que vai te diferenciar no mercado e te levar além. Bora começar o seu ikigai hoje mesmo?
Empresária, pós-graduada em Empreendedorismo de Alto Impacto e Inovação Aplicada aos Negócios pela Escola Superior de Empreendedorismo e Gestão de Comunicação e em Marketing pela Universidade de São Paulo – USP. Possui quase 15 anos de experiência como consultora de Marketing. Professora, mãe empreendedora e apaixonada por aprender e ensinar. Foi consultora de Marketing do Sebrae-SP por mais de 10 anos, nos quais realizou consultorias e ministrou palestras e cursos na área de empreendedorismo, estratégias empresariais, marketing digital, divulgação e vendas.