Profissionais que tendem a reclamar demais, realizar suas atividades de forma desqualificada ou nem realizá-las, se envolver em conflitos e faltar sem justificativa, com toda certeza está infeliz com alguma coisa.
É muito importante que o líder consiga identificar o motivo do descontentamento do colaborador, pois só assim conseguirá determinar quais atitudes devem ou não ser mudadas no ambiente de trabalho.
Vou citar como exemplo a liderança influente que Bill Gates construiu durante sua carreira, pode apresentar boas lições para empreendedores e líderes de todos os ramos e porte.
Veja as suas frases referentes as lições que colocamos acima:
“O sucesso é um péssimo professor, ele seduz pessoas inteligentes a pensar que não podem perder”.
“Espero que vocês se julguem não apenas por suas realizações profissionais, mas também por quão bem você trabalha para lidar com as mais profundas desigualdades do mundo, como você trata bem as pessoas de um mundo distante que não têm nada em comum com você, exceto sua humanidade”.
“Não importa quanto dinheiro você tenha, você não pode comprar mais tempo”.
Um líder precisa influenciar e persuadir sua equipe e em mundo Frágil, Ansioso, Não linear e incompreensível, o MUNDO BANI. É necessário entender que errar é parte de um caminho de aprendizado e muitas vezes o maior problema é o líder que adotando posturas de ordem e controle acabe desmotivando a equipe.
E para preparar o líder para este cenário, onde ele precisa servir a equipe e ser o exemplo, é fundamental as empresas investir em treinamento e desenvolvimento de pessoas para mudar o mindset, ampliar a capacidade produtiva dos profissionais, mantendo-os atualizados e preparados para os desafios de suas funções, o que garante mais competitividade ao negócio.
Pessoas que ignoram essa realidade correm o risco de manterem uma equipe defasada, tanto em relação a conhecimentos técnicos quanto socioemocionais.
O treinamento e desenvolvimento de pessoas é essencial para manter as equipes mais produtivas, otimizando os recursos da organização enquanto eleva a qualidade de produtos e serviços prestados. Isso independe do ramo de atuação da empresa ou do nível de hierarquia do colaborador.
Você deve ficar atento, pois quando o líder é o motivo da desmotivação dos colaboradores, graças a ações como críticas excessivas, falta de feedbacks, falta de comunicação, e outras atitudes que se tornam gatilhos para a desmotivação.
Depois de identificar os principais motivos, a pergunta que a empresa deve se fazer é: como evitar a desmotivação no trabalho?
• Invista em um diálogo aberto;
• Ofereça novos desafios para seus colaboradores;
• Conceda voz e espaço para a sua equipe;
• Tenha um feedback claro e objetivo;
• Trabalhe com metas atingíveis.
Akemi Shida é diretora Geral da AS Consultoria de Recursos Humanos e possui mais de 18 anos de experiência em empresas como Itaú, Globo e FTD Educação. Psicóloga por formação, possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios e pós-graduação em Psicodrama Sócio Educacional, além de formação em coaching executivo, life coaching e career coaching pelo Integrated Coaching Institute.
Especialista em liderança, planejamento de carreira, desenvolvimento humano e organizacional, atua como trainer e palestrante pela Abrain – Academia Brasileira de Inteligência. É master trainer pelo Instituto Mentor Coach e foi uma das profissionais de RH responsáveis pela primeira
certificação ISSO 9001 no continente africano, em Angola. Palestrante e escritora, é coautora de três livros: “A Arte de Brilhar”, “Desperte sua Melhor Versão” e “120 Sacadas para a vida pessoal e profissional”.